terça-feira, 10 de maio de 2022

Celebração do Dia Municipal dos Blocos Tradicionais com cortejo pela Feirinha São Luís, no Centro Histórico


Um grande cortejo pela Feirinha São Luís marcou o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, comemorado neste domingo, 8 de maio. A manifestação reuniu 16 blocos, teve início em frente ao Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal, e foi organizada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e pelas secretarias municipais de Cultura (Secult) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais foi instituído pela Lei 4.698/2006, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSC). A data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais, 8 de maio, é o dia de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco tradicional Os Foliões e considerado uma grande personalidade do carnaval maranhense. Walmir morreu em 27 de junho de 2010.
A comemoração, que saiu em cortejo e animou ainda mais o domingo de Feirinha São Luís, contou com a participação da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e a Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, representadas pelas seguintes agremiações: Os Brasinhas; Príncipe de Roma; Os Imbatíveis; Os Foliões; Os Trapalhões; Os Guardiões; Os Curingas; Os Vingadores; Os Apaixonados; Kambalacho do Ritmo; Os Vampiros; Tropicais do Ritmo; Os Reis da Liberdade; Vinagreira Show; Os Tremendões; Fanáticos e Dragões da Liberdade.


A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, disse que os Blocos Tradicionais são um patrimônio de São Luís e agradeceu ao vereador Gutemberg Araújo pela instituição da lei que torna 8 de maio o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais. “Quero agradecer ao nosso querido doutor Gutemberg, nosso vereador que, com muito sentimento, em sua primeira legislatura, trabalhou para que o dia de hoje fosse instituído lei”, disse. “Viva o Bloco Tradicional e que as novas gerações possam conhecer de perto e fortalecer o sentimento de pertencimento por essa manifestação”, completou o secretário de Cultura de São Luís, Marco Duailibe.
O evento terminou na Praça João Lisboa, no palco em que acontecem as apresentações das atrações convidadas, todos os domingos, para a Feirinha São Luís. Cada um dos 16 blocos teve a oportunidade de se apresentar ao público, mostrando o figurino próprio que sempre se destaca por muita exuberância e opulência em suas cangas, mantos, golas, chapéus, camisões, perneiras e botas, fazendo cada um dos ludovicenses e turistas presentes dançarem os sons obtidos pelos tambores contratempo, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos, afoxés e pelos instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário