quarta-feira, 11 de maio de 2022

Diretoria de Comunicação integra todos os núcleos de produção em novo espaço


A Diretoria de Comunicação (DCom), unidade da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, está de casa nova e passou a funcionar no mesmo prédio onde também está localizada a Editora e Gráfica da UFMA, ao lado da Casa da Justiça, na Cidade Universitária Dom Delgado. Essa mudança ocorreu com o objetivo de melhorar a estrutura da Diretoria e unir os três núcleos de comunicação da universidade: de Webjornalismo, de Redes Sociais, de Produção Audiovisual e a coordenação de Cerimonial e Relações Públicas (CRP), juntos no mesmo espaço para dar mais dinâmica e celeridade aos trabalhos.

O lean manufacturing (“produção enxuta”, em tradução livre) foi implantado no local pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA para diminuir o fator risco, integrar toda as equipes numa mesma área, aplicar conceitos de sustentabilidade, redução de consumo de ar-condicionado e energia e amenizar ainda mais desperdícios. O ambiente é um espaço maior, mais iluminado, com conceito aberto para facilitar a comunicação, com computadores mais modernos e atualizados, garantindo mais qualidade da produtividade e mais compartilhamentos experiências, dados e conhecimentos.

A perspectiva é que a Diretoria de Comunicação possa se tornar ainda mais eficiente: desde dezembro de 2020, em que foi implantado o novo site da UFMA foram já foram publicadas 2.522 matérias até hoje no portal. Durante a pandemia, com o todo o trabalho realizado não apenas pela Diretoria de Comunicação, mas também por toda a Universidade Federal do Maranhão com seus eventos, conferências, colações de grau, aulas especiais e ações variadas virtuais, o Canal Institucional da UFMA no Youtube triplicou seu número de inscritos, saltando de seis mil para 18.171 contas.

Com a criação do Núcleo de Redes Sociais e da persona “Dona UFMA” antes mesmo da pandemia, o Instagram oficial da Universidade tem hoje 109 mil seguidores, com alcance de 85 mil contas nos últimos 30 dias, engajamento de 16 mil pessoas e 48 mil interações com as publicações oficiais. No Twitter, a conta da UFMA conta com 23 mil seguidores e no facebook há 66 mil seguidores na conta oficial. Do Núcleo de Cerimonial e Relações Públicas, aproximadamente cem eventos por ano são realizados contando com os serviços da equipe do CRP.

O superintendente de Infraestrutura, Wener Santos, contou como foi a preparação do espaço para receber as equipes de comunicação na Editora e Gráfica da UFMA. “A vinda foi justamente para deixar todos num só espaço, o que já é utilizado por muitas empresas, focando na economia e integração, facilitando o nível de trabalho. A Comunicação da universidade também está se modernizando e com todo mundo conjugado, aumenta a interação, a comunicação direta, resoluções e melhorias mais rápidas nesse novo ambiente”, enfatizou.

O vice-reitor e diretor de Comunicação, Marcos Fábio Belo Matos, comentou o sobre a mudança de espaço: “A estratégia é manter toda a comunicação junta, o diretor da Editora e Gráfica, em negociação conosco, aceitou que nós ocupássemos uma parte do espaço, que ficou bem bacana, e com essa gestão, mais integrada, esperamos poder dar mais dinâmica para as atividades de comunicação da UFMA”.

O superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira, reforçou o apoio da Administração Superior da Universidade para a comunicação. “A gestão do reitor Natalino Salgado sempre teve atenção especial com a comunicação institucional. Este novo espaço, amplo e em condições adequadas de trabalho, é uma ação no sentido de fortalecer ainda mais as atividades da Diretoria de Comunicação, que passa a atuar de modo integrado no mesmo ambiente”, analisou.

Para enviar uma sugestão de pauta à DCom basta usar o formulário divulgacao.ufma.br, ou entrar em contato pelo e-mail dcom.sce@ufma.br ou pelo WhatsApp número (98) 98408-8434.

Nenhum comentário:

Postar um comentário