terça-feira, 17 de maio de 2022

Fotoclube: Poesia do Olhar lança fotolivro Tambores em São Luís


Membros do Fotoclube Poesia do Olhar durante o lançamento do livro Tambores
Idealizado pelo Fotoclube Poesia do Olhar, o fotolivro Tambores foi lançado, na última sexta-feira (13), em cerimônia na Blackswan - Cohama, em São Luís. A obra faz uma releitura fotográfica do livro “Os Tambores de São Luís” do renomado escritor maranhense, Josué Montello. O fotolivro tem apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Mateus e apoio da Casa de Cultura Josué Montello, Editora Origem e Doc Brown.

A cerimônia de lançamento iniciou com a abertura de uma das exposições, que compõem o projeto, com imagens dos 19 autores que integram o fotolivro. Instalada no hall de entrada do Espaço Blackswan e da Cafeteria DocBrown, fica cartaz até 27 de maio com visitação de 2ª a 6ª das 12 às 19h e sábados das 13 às 18h.

Na sequência, foi composta a mesa com representantes do Fotoclube e apoiadores que falaram sobre a importância da obra e o significado que traz para a fotografia e para a literatura maranhense.

Na oportunidade, a fotoclubista Fafa Lago, que abriu as falas, pontuou a honra de fazer parte de um projeto tão significativo, não só pela releitura de uma importante obra que discorre sobre preconceitos, mas também por somar com toda uma discussão atual sobre o racismo. “Lançarmos o nosso livro em um 13 de maio tem muito significado, pois é uma data de reflexão sobre as questões raciais. A capa do livro retrata exatamente essa reflexão e envolve toda uma questão dos preconceitos da nossa ancestralidade. Fico muito feliz por ter sido escolhida com a capa do livro”, disse.

O presidente do Fotoclube Poesia do Olhar, João Maria Bezerra, realçou a alegria e o alívio do lançamento de um projeto, que iniciou em 2019 e buscou juntar literatura e fotografia. “Quando pensamos em um projeto que juntasse fotografia e literatura, buscamos um escritor que representasse a história, a cultura e o povo de São Luís e que também refletisse o nosso acervo de fotografia. Assim, escolhemos o autor Josué Montello e a sua obra ‘Os Tambores de São Luís’,

a qual nos inspirou a fazer este livro. Estamos felizes de deixar esse legado fotográfico sobre a nossa cidade”, explica.
Membros do Fotoclube Poesia do Olhar com os apoiadores do projeto

A diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Maria de Souza, enfatizou também o prazer de participar da realização do projeto. “Tivemos o privilégio de acompanhar o projeto desde o início, quando recebemos os fotoclubistas para conversar sobre as obras de Montello. Para a Casa de Cultura e para a família do autor, é uma alegria e honra ver essa grande homenagem”, afirmou.

Representando o secretário de Estado da Cultura, Paulo Vitor, o assessor de comunicação, Guilherme Júnior, frisou a felicidade de apoiar a construção do fotolivro que reverbera a cultura maranhense. “Quando nos deparamos com este projeto, não tivemos dúvidas da qualidade. Só de saber sobre a ousadia de trazer Josué Montello em Tambores, com certeza é um projeto de suma importância e de qualidade. Estamos felizes de fazer parte”, finalizou.

O projeto é composto por um livro fotográfico resultado de um minucioso trabalho de pesquisa, duas exposições fotográficas e tem a participação de 19 fotoclubistas.

Sobre o Poesia do Olhar

Foi fundado no ano de 2009, constituído sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, atualmente com 35 (trinta e cinco) associados, unidos por uma mesma paixão: a fotografia. O clube tem como objetivo reunir os apaixonados pela fotografia, amadores ou profissionais com foco na realização de encontros, palestras, workshops, cursos, publicações, exposições, concursos, saídas fotográficas com finalidade desenvolver habilidades técnicas e artísticas de seus associados e promover a arte fotográfica no estado do Maranhão. A entidade nos últimos anos tem obtido destaque no cenário da fotografia nacional figurando entre os 10 melhores fotoclubes do Brasil conforme o bom desempenho de seus integrantes nas últimas Bienais de Arte Fotográfica da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário