sexta-feira, 6 de maio de 2022

Mães recebem homenagens no HU-UFMA


A gestão do HU-UFMA deseja um Feliz Dia das Mães a todas que, embora com histórias e lutas diversas, são sempre movidas pelo amor.
“Ser mãe é uma dádiva, é amor, dedicação e superação. É um misto de sentimentos.” Essa é a definição do que é ser mãe da dona Raimunda de Abreu, 54 anos, internada no Hospital Universitário da UFMA. Pela primeira vez ela passará a data longe de sua família por conta de um tratamento de saúde. Acompanhada pela filha Maria Francinete, ela aguarda ansiosamente pelo dia de sua alta. “É a primeira vez que vou passar a data longe das minhas outras filhas, dos meus netos, da minha casa, isso me deixa triste, mas por outro lado, também fico feliz, porque é uma oportunidade fundamental para a minha plena recuperação. Estou aqui em busca da minha saúde.”

Esse é só um exemplo das incontáveis histórias de mães, sejam pacientes, acompanhantes ou mesmo profissionais que fazem parte da rotina do hospital. Para homenageá-las, muitas atividades estão sendo desenvolvidas sob a organização de diversos setores, assim como, será veiculado um vídeo nas redes sociais do HU-UFMA.

Nos refeitórios das duas unidades hospitalares, a decoração e o som animaram o almoço desta sexta-feira, 06, dando um toque especial e acalentando o coração das mães que passaram por lá. No ambulatório da Ginecologia e Obstetrícia as mães foram recebidas com uma decoração especial para a data e teve também muita animação e música, com participação especial de músicos do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.

O alojamento conjunto providenciou brindes especiais, arrancando sorrisos de gratidão das pacientes. Pequenos gestos, que fazem toda a diferença. Na Unidade da Criança e Adolescente a tarde desta sexta-feira foi repleta de homenagens às mães que estão longe de suas casas para acompanhar de perto os filhos internados. Teve cuidados com o cabelo para valorizar a autoestima e receberam kits de higiene pessoal.

A Margareth Cardoso está com a filha na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal desde 18 de dezembro de 2021. É sua terceira filha. Como ela nasceu prematura com 26 semanas, a batalha tem sido árdua, mas gratificante por ver sua bebê evoluindo bem. Vai passar a data também longe de seus outros filhos, mas está confiante que logo poderá ir para casa e estará com toda a sua família reunida “O importante para mim é a saúde dela. Não importa o tempo, eu quero que quando a gente recebe alta, seja na hora certa, quando ela realmente puder sair, para que fique tudo bem. É o meu maior desejo. Sei que será uma data diferente, nunca pensei em passar por isso, mas sei que será maravilhosa também, assim como todas as outras datas que ainda iremos passar todos juntos.”

Com os olhos cheios de alegria destacou que a maternidade a ensinou a amar de uma forma infinita “Eu amo ser mãe. É exaustivo, mas ao mesmo tempo uma delícia ser mãe. Foi assim que aprendi a amar infinitamente”.

Do outro lado do “balcão” muitas mães também se dividem em muitos papéis, entre eles, o de profissionais. Neste domingo, 08, muitas estarão no hospital no exercício diário de cuidar de quem precisa, entre elas, a enfermeira Selma Oliveira. Ela é mãe do Breno Vinícius, 8, que está atualmente com os avós em Timon, até ela conseguir trazer ele para perto “Para mim é ainda mais difícil, porque estou longe dele. Mas ser mãe é a maior e melhor experiência que eu já tive. Ser mãe é assumir de Deus o dom da criação”.

A gestão do HU-UFMA deseja um Feliz Dia das Mães a todas que, embora com histórias e lutas diversas, são sempre movidas pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário