quarta-feira, 11 de maio de 2022

Programa Conexão Comunidade promove educação e cultura no Maranhão e em outros estados do país


20 alunos da rede municipal de ensino de São Luís participam da iniciativa

O Programa Conexão Comunidade é promovido pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, desde 2016 com propósito de conhecer e valorizar os patrimônios materiais e imateriais dos territórios de abrangência da empresa. Só em 2021, as atividades do programa já beneficiaram mais de 2 mil estudantes e 100 professores da rede pública de seis estados, incluindo o Maranhão. Em São Luís, 20 alunos da rede municipal de ensino participaram da Frente Fortalecimento das Escolas. A ação educacional foi realizada de forma remota e busca valorizar os patrimônios da localidade, por meio de capacitações e materiais didáticos para os estudantes e professores, que serão multiplicadores locais destes conhecimentos.

O Conexão Comunidade, em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realiza ações de educação e desenvolvimento comunitário em 29 localidade do país. Nesse sentido, o programa é dividido em dois eixos: educação patrimonial e mobilização. O viés patrimonial do Conexão Comunidade busca contribuir para a valorização e o reconhecimento de elementos vinculados à cultura tradicional e ao bem patrimonial, diminuindo ações de degradação e ampliando sua referência para bairros e cidades que fazem parte do projeto.

O programa promove a capacitação de professores da rede pública de ensino sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula e possibilita aos alunos conhecerem e redescobrirem os locais onde moram, formando parte de sua história como cidadãos. A gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, frisa que o Conexão Comunidade reforça o compromisso da companhia de fortalecer as relações, gerando valor para a sociedade. "A VLI é parceira do desenvolvimento local por meio de iniciativas que aliam educação e cultura. O trabalho em prol da educação das comunidades seguirá para transformar a vida das pessoas", finaliza.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria "Logística e Transportes" pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário