segunda-feira, 30 de maio de 2022

Seminário reúne mulheres maranhenses em debate sobre maior participação feminina na política


Representantes de entidades da sociedade civil, instituições públicas e pré-candidatas às eleições deste ano participaram do evento

A Frente Maranhense Mais Mulheres na Política promoveu, nesta sexta-feira (27), um seminário para debater a maior participação feminina nos espaços de poder e tomada de decisões. O evento, conduzido pela senadora Eliziane Gama (Cidadania), líder da bancada feminina no Senado Federal, reuniu dezenas de representantes de entidades da sociedade civil, instituições públicas e pré-candidatas às eleições deste ano.

O seminário foi realizado no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão, com apoio da Procuradoria da Mulher da Casa, da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e da Comissão da Mulher e Advogada da OAB-MA.

No evento, também foi lançada a “Carta Aberta às Maranhenses”, assinada pela comissão científica da Frente Maranhense Mais Mulheres na Política, movimentos sociais e poder público, conclamando-as para participarem do processo eleitoral.

Na ocasião, a senadora Eliziane Gama afirmou que, apesar de a população brasileira ser constituída em mais de 50% por mulheres, a média nacional de participação feminina na política ainda é baixa, sendo em torno de 14%.

“Nós já temos 90 anos de voto feminino no Brasil, mas, ao longo de todos esses anos, não conseguimos alcançar a paridade. Os dados apontam que levaremos, pelo menos, mais 130 anos para termos essa igualdade se não mudarmos a legislação brasileira. Então, esse seminário é exatamente para ter esse entendimento e conscientização de que precisamos trabalhar essa mudança no país”, assinalou a líder da bancada feminina no Senado.


Biaman Prado
O seminário foi conduzido pela senadora Eliziane Gama, líder da bancada feminina no Senado Federal

A secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, destacou a importância do encontro para as mulheres maranhenses. “Apesar de sermos a maioria em números de eleitores, a nossa representatividade é muito pequena em todos os espaços. Então, esse seminário abre esse debate, incentiva as mulheres a ingressarem na política e a votarem nas pessoas que têm compromisso com a pauta feminina”, disse.

Palestras

A programação contou com o Painel integrado “Mais Mulheres na Política” e as palestras ‘Mulheres na Política’, ‘Mulheres nas Democracias’ e ‘Mulheres nas Eleições’.

A advogada e pré-candidata a deputada federal, Flávia Alves, disse que o debate é fundamental no sentido de ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder e estimular aquelas que pretendem concorrer às eleições deste ano. “A bancada maranhense, atualmente, não conta com nenhuma deputada federal eleita. Então, precisamos participar desse processo para construirmos a eleição de mulheres em cargos representativos”, frisou.

A representante do Fórum Estadual de Organismo de Mulheres, Kariadine Maia, disse que o seminário é importante para esclarecer às mulheres que a participação em partidos políticos vai além do ato de filiação. “Participar de um partido não é apenas ser filiado e, durante a campanha, levantar bandeiras para alguém. Precisamos participar mais das decisões internas do partido, pois lá é que se faz realmente a política”, destacou.

Seminário contou com a participação de dezenas de mulheres, que discutiram a ampliação da representatividade feminina na política

Também presente ao evento, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), disse que é preciso aumentar a presença da mulher nas instituições tanto da esfera federal como da estadual e municipal. “Eventos como esse são fundamentais para mobilizar a sociedade e fazer com que tenhamos esse olhar e a percepção na hora de darmos o nosso voto e decidirmos o destino do nosso país”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário