quinta-feira, 30 de junho de 2022

Projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas” é desenvolvido por Policiais Militares com apoio da Fribal


Exibindo os novos quimonos doados pela Fribal, os atletas do projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas” treinam na sede do 20º Batalhão da PMMA no bairro da Aurora.
O Jiu - Jitsu é uma arte marcial que surgiu no continente Asiático, há cerca de 3.600 anos. No Brasil, surgiu em 1914, trazido pelo japonês Mitsuyo Maeda, mas foram os irmãos Gracie que introduziram adaptações e popularizaram esse esporte no país.

Os Três Pilares do Jiu - Jitsu são: Defender, Controlar e Atacar. E uma das principais características do Jiu - Jitsu é utilizar a força e o peso do seu próprio adversário contra ele mesmo. Essa é uma arte marcial que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente.

Começando pelo estética, o Jiu-Jitsu trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdómen, os ombros, os braços e o quadril. Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade corporal. Combate o estresse e a ansiedade e exige de seus praticantes muito condicionamento físico e força, além de muita disciplina e foco.

Mas para as crianças e jovens do projeto “Jiu – Jitsu Salvando Vidas” a prática significa muito mais... É a oportunidade de conquistar um futuro digno e promissor, mantendo-se longe das drogas e da violência urbana que são comuns em áreas de vulnerabilidade.

Esse projeto é uma ação conjunta de policiais militares do 20º Batalhão da PMMA, do Conselho Comunitário Pela Paz / CCP, do Conselho Tutelar e gestores das escolas da região; e que conta com o apoio da Fribal. E beneficia crianças e jovens na faixa etária de 6 a 17 anos, moradores dos bairros Vila Isabel Cafeteira, Aurora, Forquilha, Cruzeiro do Anil e Cohab.

A aulas de Jiu-Jitsu para esses jovens em situação de vulnerabilidade social acontecem sempre a tarde, às terças e quintas feiras, na sede do 20º Batalhão da PMMA no bairro da Aurora. Os professores são policiais militares graduados na arte marcial, que atuam como voluntários.

No tatame os jovens aprendem acima de tudo a desenvolver valores como respeito ao próximo, foco e disciplina. Mais que desenvolver atletas de alto desempenho, o projeto visa formar cidadãos de bem, e que no futuro, sejam pessoas úteis à sociedade através da profissão que escolherem.

Os integrantes do projeto apoiado pela Fribal precisam manter assiduidade e boas notas na escola, para praticar o esporte e assim lutar por um futuro digno e promissor.

E um dos requisitos para poder participar do projeto é frequentar a escola com assiduidade e manter notas boas. Os gestores escolares ajudam diretamente no acompanhamento dessas crianças e jovens, incentivando a educação sintonizada com o esporte.

O Coordenador do Projeto é o Major Ricardo, Comandante do 20º Batalhão que aposta nesse Projeto como um caminho para a paz e a cidadania:

“Esse projeto veio para somar na formação dos cidadãos da nossa comunidade. E com essa atuação conjunta com os gestores das escolas da região, o Conselho Tutelar e o Conselho Comunitário Pela Paz conseguimos identificar situações de vulnerabilidade; e através do esporte e da educação, oferecemos uma alternativa, um caminho para a formação de pessoas do bem. Aqui além das aulas, eles recebem alimentação e são incentivados a estudar para progredir” resume o Major Ricardo.

A mais nova conquista dos participantes – ou Jiu Jiteiros(as) como se chama quem pratica o esporte – foram os quimonos adequados para a prática, que foram doados e entregues pela Fribal na sede do projeto. Um equipamento essencial para o treino, e que fez a alegria de todos.

Para o Presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco Oliveira apoiar o Projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas” é reafirmar os valores da empresa que sempre valorizou o esporte:

“Sempre incentivamos o esporte, pois ele serve para ensinar valores básicos que ajudam na formação do bom caráter. E aliado à educação, é um passaporte para um futuro melhor e mais digno. A Fribal está alinhada à agenda do ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) e dentro do Social, o apoio ao esporte tem se destacado, com o patrocínio a diversos atletas profissionais, mas também a projetos de base como esse” declarou o Presidente da Fribal.

“Essas crianças vêm de famílias carentes e não teriam condições financeiras de comprar um quimono desses. Ficamos muito felizes com essa importante parceria da Fribal. Mais que uma grande ajuda, é um reconhecimento ao nosso trabalho coletivo em prol da formação de futuros cidadãos” declarou José Gomes da Silva (Caburé), Pres. do Conselho Comunitário Pela Paz / CCP da Cohama.

Caburé é uma liderança do bairro Vila Isabel Cafeteira e aposta nesse Projeto como uma ação de melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade:

“Esse projeto tem como foco a formação e a prevenção. Nós moramos numa área de risco como a Vila Izabel Cafeteira. Estou lá há 35 anos, mas ao invés de apontar problemas buscamos soluções. E esse projeto é uma reposta aos nossos problemas. Estamos plantando sementes agora, para colher bons frutos no futuro; em parceria com esse policiais que abraçaram a nossa comunidade. Trabalhamos a criança e também as suas famílias, tudo para tirar as crianças da rua e da violência. E esse projeto caiu como uma luva para a nossa comunidade. O que buscamos aqui é formar cidadãos de bem, independente da profissão que venha seguir. Agradecemos demais esse apoio da Fribal, sem essa parceria seria impossível adquirir esses quimonos. Estamos todos juntos, ajudando a salvar vidas” disse Caburé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário