sexta-feira, 29 de julho de 2022

Centros de Estudo Superior da UEMA recebem pré candidatos à reitoria para diálogo e debate de propostas


Na última semana, nos dias 21 e 22 de julho, o pré-candidato a reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) visitou os Centros de Estudo Superior da UEMA de Zé Doca, Santa Inês e Bacabal e, juntamente com seus colegas de chapa, foi recebido pela comunidade acadêmica de cada centro.

O pré-candidato Prof. Dr. Arnodson Campelo, atual diretor do Hospital Veterinário Universitário da UEMA, acompanhado do coordenador de campanha Prof. Dr. João Coelho, tiveram a oportunidade de dialogar com servidores, professores e estudantes para discutir as necessidades e expectativas de cada centro para uma nova administração universitária.

A chapa vem se formando e ganhando força a partir dessas visitas, para eles a UEMA só pode crescer com o trabalho colaborativo e em rede. A principal proposta para os centros do interior do estado é de maior autonomia através da descentralização, permitindo que os Centros Universitários espalhados por todo o estado do Maranhão tenham poder de gerir recursos, com autonomia e liberdade para tomada de decisões e se tornando efetivamente campus com administração local e autônoma.

Para o Prof. Dr. José Arnodson, é preciso ouvir o que dizem as comunidades acadêmicas do interior e descentralizar a Universidade: "A gente quer descentralizar e interiorizar os trabalhos. A UEMA precisa acordar e se apresentar para a sociedade. Em São Luís têm vários cursos de produção: medicina veterinária, agronomia, zootecnia, mas nos interiores não. Então, a UEMA não consegue cumprir seu papel social, sua missão por conta dessa centralização na capital."

A descentralização é importante para que as decisões não saiam somente da capital e a administração da instituição seja mais democrática, eficiente e ágil. Os centros não podem depender exclusivamente da capital para seu funcionamento diário, precisam de independência e autonomia para oferecer um ensino de qualidade e uma infraestrutura adequada para atender às necessidades da comunidade acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário