terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A tucana que “quebrou o bico e virou estrela”

Pétala Monteira: agora petista
Tem sangue novo no PT.
A estudante Pétala Monteiro deixou o ninho do tucanato maranhense e filiou-se ao PT. Ou, como a jovem gosta de dizer: “a tucana quebrou o bico, morreu, e virou estrelinha”.
Pétala conta essa sua guinada de 180 graus no seu blog, que ela acaba de reativar (acesse aqui).
Nesse sentido, são duas boas notícias em uma só mulher: a filiação de Pétala Monteiro ao PT e o seu retorno à blogosfera maranhense, tão carente de teclados femininos.
A seguir o post em que Pétala contra o seu“encontro” com o PT. Veja:
Depois de muito tempo sem fazer nenhuma postagem, eis-me aqui entre os amigos internautas para transmitir mais uma vez o que eu penso sobre a política maranhense.
Antes de tudo, quero falar-lhes que, hoje, tomei uma decisão mais que importante na minha vida política. Resolvi mudar de rota, de caminho, dei um giro de 180°. Na verdade, voltei mesmo ao meu ponto de origem: a esquerda. Vim de um movimento estudantil muito forte, e, sinceramente, estava em meio aos elitizados da política, o que não tem muito a ver com o meu real pensamento político. Estive presente por um tempo dentro da social democracia, que de social e democrata, não tem nada, por isso eu e muitos amigos desertamos do partido.
Sempre fui clara num ponto, para mim só existem dois partidos reais no Brasil: PSDB e PT. No tucanato, não dava pra eu continuar, então depois de muitos convites, análises e estudos, resolvi ir de mala e cuia para o 13.
Muita gente vai levantar e falar: interesses. Outras vão me julgar e dizer que nunca tive ideologia alguma. Mas quem realmente me conhece, e sabe por onde passei, entende essa minha mudança. Em 2010, trabalhei muito na campanha de Flávio Dino ao governo do Estado. Logo após sua derrota, nenhum dos que estavam comigo, do Pc do B, teve a coragem de me chamar pelo menos pra conhecer a juventude e o partido. Desencantei-me de política.
Eis que em 2011, recebi um convite de dois amigos para conhecer a juventude tucana. E então, fui. Estudei bastante, li, reli o estatuto partidário, artigos, pesquisas, enfim, fiz minha parte para saber onde estava entrando.
Só que, nacionalmente, o PSDB é uma coisa, estadual e principalmente na capital, é outra coisa. Qualquer um que se dirigir agora, nesse exato momento à sede do partido, saberá do que estou falando. Não existe partido, não existe vivência partidária, muito menos uma construção de militância, tanto que isso ficou nítido durante a campanha castelista, em que preferiram confiar o comitê de juventude às mãos de alguém de outro partido, sem o mínimo caráter e decência, e que na primeira oportunidade, traiu todo mundo e voltou ao lugar de origem. Mas ora, esse é o resultado de um partido que não está nem aí pra quem milita, diferente de outros estados, em que vemos juventudes fortíssimas, que são valorizadas e dispostas ao trabalho. Pois bem, isso ficou pra trás.
Saí do PSDB com um sentimento de recolhimento político, porém, nesse meio tempo, tive contato com algumas pessoas do PT, e após longas conversas, resolvi conhecer a fundo o Partido dos Trabalhadores.
Embora, discorde de muita coisa nacionalmente, nunca neguei meu reconhecimento as políticas públicas e assistenciais do governo Lua, da mesma forma com que reconheço as políticas econômica e monetária do governo FHC, tenho uma visão apartidária dos momentos políticos do Brasil, e isso me faz maior do qualquer militante sem opinião ou senso crítico, que vê apenas o que seu partido, ou seus políticos fazem.
Por fim, venho aqui, falar em público, aos meus amigos, conhecidos, e leitores do blog, que estou definitivamente filiada e integrada ao PT, e junto com os meus companheiros, principalmente a juventude do partido, lutaremos para reforçar e reconstruir a militância jovem do PT, participando avidamente da política voltada para a juventude brasileira.
Uma decisão. Sábia? Acho que sim. O que não posso é perder meu tempo e minha vontade política em um partido que, definitivamente não existe.
E eis que a tucana quebrou o bico, morreu, e virou estrelinha. É 13!

Nenhum comentário:

Postar um comentário