segunda-feira, 4 de março de 2013

PELA REFINARIA, PELO MARANHÃO

comentário
Dilma, Roseana, Lula e Sarney no lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I, em janeiro de 2010
Dilma Roussef, Roseana, Lula e Sarney no lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I, em janeiro de 2010
Muito tem se falado no risco de o projeto da Refinaria Premium I, em Bacabeira, virar fiasco. Até o deputado César Pires (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa, foi à tribuna cobrar explicaçao para a suposta paralisação do empreendimento. De pronto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, respondeu, garantindo que a refinaria está garantida, pois trata-se de um investimento estratégico para o Brasil, que precisa reduzir as importações de gasolina e diesel.
De minha parte, acredito na continuidade do projeto. Baseado, justamente, nos argumentos de Lobão. Contudo, é fato que a conclusão do empreendimento dependerá de parcerias com a iniciativa privada. Focada nesse objetivo, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, está na China, em contato com possíveis investidores.
Muito mais preocupados em fomentar o caos, alguns comunicadores já dão como certo o malogro da refinaria, sem nenhum embasamento técnico e sem ter ouvido um único representante da Petrobras ou do consórcio Galvão-Serveng-Fidens, contratado pela estatal por R$ 711 milhões para executar a obra.
Oficialmente, o que se sabe é que a terraplenagem da área onde será instalada a refinaria foi finalizada. Por isso, parte da estrutura do canteiro de obras foi desmobilizada. As etapas seguinte são a drenagem e a abertura de acessos, que serão tocadas pelo mesmo consórcio.
Com prazo de conclusão estimado para meados de 2018, a Refinaria Premium I mudará o cenário econômico do Maranhão, com a criação de dezenas de milhares de empregos, em diversos segmentos, desde a indústria aos setores hoteleiro, de transportes e de entretenimento.
Em meio à boataria, já não basta aos maranhenses apenas acreditar. É preciso pressionar, ir à luta para que o projeto seja concluído, e dentro do cronograma anunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário