Para a vereadora, muitas mulheres nesta situação se sentem mutilada e até mesmo abandonadas. “Por isso a importância desse projeto, pois a falta dessa cirurgia a mulheres vítimas do câncer de mama gera inclusive problemas entre marido e mulher”, salienta Bárbara, ao informar que cerca de 20 mil mulheres no País aguardam na fila do SUS por uma cirurgia desse tipo.
A parlamentar reforça que será de suma importância para a saúde da mulher a implantação do Banco Municipal de Próteses Mamárias, visando uma maior viabilização de oportunidades em cirurgias de reconstituição de mama, “num resgate efetivo de autoestima para mulheres, no intuito de diminuir o sofrimento causado pelas dificuldades e mutilações decorrentes do câncer, sem falar que a criação reafirma o compromisso do governo municipal em assistir a saúde da mulher”, justifica.
O projeto visa disponibilizar próteses de silicone, que custam em média R$ 800,00, para pacientes que necessitem de cirurgia de reconstituição da mama, ao serem submetidas à mastectomia, pelo SUS, para retirada parcial ou total dela. As próteses deverão ser adquiridas por meio de doações de empresas, entidades, e pessoas físicas, devendo os valores ser depositadas numa conta (a ser criada), a fim de amenizar a angustia de mulheres que não possuem condições financeiras para subsidiar cirurgias reparadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário