Com a decisão haverá perda político-eleitoral relevante, algo que poderá ocasionar a derrota de Monteiro no PED-2013. Como resultado da decisão pela anulação dos votos, Luis Henrique Sousa que já disputava o pleito com possibilidade de vitória em segundo turno, deverá já assumir a liderança eleitoral já no primeiro turmo, deixando a briga para os outros dois principais adversários, Raimundo Monteiro e Augusto Lobato.
Mesmo antes do anúncio final do recurso, Paulo Romão, assessor do Vice-governador e que gerenciava o PED no Maranhão, como coordenador do COE-Comissão de Organização Eleitoral, que ora se comportava de forma não imparcial a frente das tarefas institucionais, sendo o mesmo, o principal responsável pelo procedimento de envio das atas inconformes junto a COE nacional. Portanto, o anúncio da anulação dos votos de muitos diretórios do PT maranhense, reduzirão substancialmente o numero de filiados apos a votar em municípios como Alcântara, Peri-Mirim, Penalva, Grajaú, dentre outros, colégios eleitorais onde a candidatura de Monteiro estava fortalecida, em razão do apoio de prefeitos nestes municípios.
As eleições gerais do PT, ocorrerá em primeiro turno neste domingo, 10 de novembro, das 9h às 17h em todos os Municípios e Estados brasileiros e no Distrito Federal, onde elegerá nas três instâncias partidárias, respectivamente suas direções executivas e diretórios municipais. O segundo turno está previsto para dia 24 de novembro.
No Maranhão, essa disputa do PED pode influenciar na política de aliança rumo as eleições de 2014. O PT maranhense se mantém na aliança com o PMDB ou marchará sozinho, como também, apresentar uma candidatura própria nas eleições do próximo ano?. O PED desde domingo, será um termômetro que permeará este debate interno na legenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário