O grande poeta Maranhense, Gonçalves Dias, natural de Jatobá, à época povoado de Caxias, pertencente a um momento pujante de nossa cultura, quando o Estado foi cognominado Atenas Brasileira, graças à performance dos filhos ilustres na literatura.
Seu aniversário, em agosto passado, foi festivamente lembrado em sua terra natal Caxias, antigamente conhecida como, ‘’Princesa do Sertão’’, através de palestras, atividades literárias e outros eventos, com a finalidade de perpetuar viva a memória do filho ilustre.
Num instante de saudade e robusta inspiração, movida pelo sentimento que se abate martirizado pela distância do torrão natal e dos entes queridos, compôs versos compilados sob o título: ‘’ CANÇÃO DO EXÍLIO’’, quando,inclusive evidencia a elegância das palmeiras ali existentes e o sedutor gorjeio do sabiá, habitante de suas matas.
Hoje, Aldeias Altas, a quem pertence aquele povoado após a sua emancipação, discute e trabalha o projeto de implantação de um Parque Ecológico sustentado no nome do prestigiado operário das letras, como alternativa de despertar interesse e atrair visitantes àquela iniciativa,quando exibirá em sua vitrine, explicações sob a orientação de um guia, que, deverá ser estruturado dentro dos princípios básicos da tecnologia e atenção a esse disputadíssimo mercado do turismo, gerador de emprego e renda, que o professor Delfin Neto diz ser a ‘’Indústria sem Chaminé.
Parabéns a Aldeias Altas e o Secretário de Comércio e Turismo deste Município, pela iniciativa e visão, esperando que esta poderosa ferramenta da economia possa contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar do povo.
Aliado a toda essa estratégia de Marketing, os muros dos colégios, asfalto e outros locais públicos de nítida visibilidade serão pintados por versos e frases do poeta, como instrumento para agregar valor e fortalecer o desejo de apreciar a novidade, até como local apropriado para socializar o conhecimento literário.
Por outro lado, não poderia deixar de estender meus cumprimentos e elogios do professor EULÁLIO DE OLIVEIRA LEANDRO, que espontaneamente juntou-se ao povo e às autoridades do Município, no sentido de materializar essa ideia semeada no terreno fértil da busca pelo saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário