A solenidade de abertura foi realizada nesta manhã no auditório Cássio Reis, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O titular da Semmam, Rodrigo Maia, explicou que a formação é uma reivindicação antiga dos servidores da pasta e foi atendida pelo prefeito Edivaldo Júnior através do Programa de Valorização do Servidor Público Municipal, que compreende uma série de ações.
“Logo que assumimos, fizemos um levantamento de quais eram as principais necessidades e todos os funcionários foram unânimes em solicitar cursos de atualização. Para nós, a concretização dessa parceria com uma instituição renomada, representa um fortalecimento para o desenvolvimento das nossas atividades”, destacou Rodrigo Maia.
O curso possui carga horária de 480 horas e será ministrado a partir do dia 21 deste mês pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A capacitação será composta de aulas presencias e semipresenciais, sendo que os servidores inscritos apresentarão um trabalho monográfico para conclusão da formação.
De acordo com o coordenador de Avaliação Ambiental da Semmam, Eric Araújo, o curso é importante para todos os profissionais da área. “Nós trabalhamos diretamente com licenciamento ambiental. São leis e técnicas que constantemente são melhoradas, mudadas, então, o curso traz a experiência de outros estados e compartilha conhecimentos, é um verdadeiro ganho para nós”, enfatizou.
Devido à importância do curso e à carência de formações voltadas para o aperfeiçoamento na área, o prefeito Edivaldo determinou que a capacitação fosse abertas para outras instituições, sendo ampliado o número de vagas para participação do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, além de profissionais de outros municípios.
Além do secretário Rodrigo Maia, participaram da aula inaugural, o secretário José Cursino Moreira (Planejamento e Desenvolvimento); a diretora da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), Maria Eugênia Salles Branco; e o coordenador do Núcleo de Pesquisa da UFSCar, Carlos Augusto Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário