sexta-feira, 23 de maio de 2014

Refinaria Premium I será investigada por CPMI da Petrobras

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) acompanhou a vistoria da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados a Refinaria Premium, no município de Bacabeira, ao lado do presidente da Comissão, deputado federal Simplício Araújo (SDD), do deputado federal Domingos Dutra (SDD), do deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) e deputada estadual Eliziane Gama (PPS).
A Comissão norteou a visita à luz de três questionamentos, o motivo de paralização das obras, o prazo de entrega e funcionamento da Refinaria e os investimentos que o governo federal fará para a região.
Após visitar o canteiro de obras, Simplício Araújo classificou o mais de R$ 1 bilhão gasto na Refinaria como o maior estelionato eleitoral do Brasil. Para o presidente não há nada que justifique tanto desperdício de dinheiro público. “Como membro da CPMI da Petrobras, vou fazer um requerimento na primeira reunião para que esse caso também seja objeto de investigação”, adiantou.
A equipe da Petrobras que recebeu a comissão, afirmou ter repassado para o Governo valor na casa de 70 milhões como compensação por danos ambientais. Bira do Pindaré afirmou que acompanhará os desdobramentos da vistoria e questionará onde todo esse dinheiro foi investido.
Na oportunidade, o socialista ainda demonstrou grande preocupação com o uso político eleitoral que a oligarquia pode fazer novamente com a Refinaria nas eleições deste ano. “Em 2010 prometeram entregar a Refinaria em 2014, estamos em 2014 e até hoje não saiu. Agora estão falando em 2018 e nós não podemos aceitar, em hipótese alguma, o uso eleitoral desse investimento aqui, caso a Petrobrás realmente confirme que dará continuidade as obras”, reiterou.
No mesmo sentido, Marcelo Tavares lembrou que 4 anos atrás (2010), havia uma orientação para a entrega de currículos na sede do jornal O Estado do Maranhão – segundo ele, de propriedade da Governadora Roseana Sarney. “Os currículos eram entregues na sede dois dias antes das eleições, eu quero saber, isso vai acontecer novamente este ano?”, questionou o parlamentar, mas não teve resposta por parte da Petrobras.
Finalizando, Domingos Dutra adiantou que a investigação deverá ser concluída por a CPI, que tem poder de investigação e saber se houve superfaturamento e outras irregularidades. Simplício entrará com requerimento para que CPMI da Petrobras investigue a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário