segunda-feira, 2 de junho de 2014

Assembleia Legislativa debate Fraternidade e Tráfico Humano


image

A Assembleia Legislativa do Maranhão,  atendendo requerimento do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), realizou na última quinta-feira (29) sessão solene para tratar da Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.
Com o lema “Para Liberdade que Cristo nos libertou”, a campanha da fraternidade pretende identificar as formas de tráfico humano, mobilizando cristãos. A igreja entende que este tipo de tráfico, mais que qualquer outro, viola a dignidade e a liberdade do ser humano. Neste sentido, o objetivo é denunciar os casos investigados para que este tipo de prática seja erradicada da sociedade brasileira.
Em pronunciamento, Bira lembrou as pessoas que saem do Maranhão para buscar emprego em outros estados e acabam sendo escravizados – muitos não chegam a voltar pra casa.
“Aparecem propostas generosas que acabam conduzindo estas pessoas a serem exploradas em outros estados do Brasil como São Paulo, Goiás, sul do Pará e etc. Muitas vezes para o trabalho de corte de cana, mas também para outros tipos de atividade e algumas inclusive chegando a serem vítimas do crime da prática de trabalho escravo”, destacou.
O socialista vibrou novamente a aprovação da PEC do Trabalho Escravo que, após 19 anos de luta, foi aprovada esta semana pelo Senado Federal. Nas palavras do parlamentar, um salto civilizatória para erradicar o trabalho escravo no país.
“O senador da República aprovou a emenda constitucional que permite o confisco das terras daqueles que foram flagrados praticando o crime de trabalho escravo no Brasil. Um salto imenso. Um salto civilizatório. É um instrumento que ajuda na efetividade da luta pela dignidade humana e esta é a razão maior”, ressaltou.
O arcebispo Dom José Belisário, por sua vez, frisou a importância de acreditar e lutar para atingir o objetivo da campanha após citar as quatro afirmações: Trabalhar sem obsessão de resultados imediatos. A unidade prevalece sobre o conflito. A realidade é mais importante do que a ideia. O todo é superior as partes.
“Trabalha – se no pequeno e que está próximo.  Vale a pena continuar acreditando na campanha da fraternidade, a partir destes quatro princípios expostos pelo Papa Francisco.  Sim! Vale a pena”, afirmou o arcebispo.
Além do deputado Bira e do arcebispo Dom Belisário, participaram da sessão solene as deputadas estaduais Gardenia Castelo (PSDB) e Eliziane Gama (PPS), padre Luiz Antônio (coordenador da pastoral arquidiocesana), Marta Bispo (Secretária executiva da conferência nacional dos bispos do Brasil / CNBB Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário