Como parte da última etapa do Programa Negócio Certo Rural, que se encerrou na última semana, foi apresentando aos os agricultores itinguenses como idéia de negócio o curso sobre Apicultura, visto ser essa uma das atividades propícias para o município.
O Programa Negócio Certo Rural teve início a cerca de sessenta dias e foi proporcionado pela Secretaria Municipal de Agricultura através de parceria firmada entre a prefeitura de Itinga e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que visa incentivar o desenvolvimento do setor no Estado. Durante a aplicação do programa vários cursos importantes foram ministrados como Derivados do Leite, Piscicultura, Hotifruticultura e agora o curso de Apicultura.
Participaram dos cursos de Apicultura cerca de 18 ruralistas que se identificaram com essa atividade e durante o treinamento, além da parte teórica, os futuros apicultores tiveram a oportunidade de realizar na prática todas as etapas de montagem da colméia, que vai desde a fabricação dos caixilhos até a colocação da cera alveolada, transferência do enxame e colheita do mel.
Segundo o Secretário de Agricultura, Lula Caldas, a prefeita Vete tem possibilitado a aplicação de cursos nas comunidades rurais no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de assentados e a apicultura é uma das atividades mais importantes para esse fim, por se tratar de uma atividade capaze de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia
produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.
No encerramento do programa Negócio Certo Rural os ruralistas tiveram a oportunidade de participar também do curso “No Campo”, que abordou assuntos importantes no que diz respeito às compras governamentais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, recebendo noções sobre como atender e controlar o dinheiro empregado nos dois programas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário