terça-feira, 16 de setembro de 2014

SÃO LUÍS: PROFESSORES MUNICIPAIS E EDUCADORES DE INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO

A Prefeitura de São Luís promoveu durante o fim de semana mais uma etapa do Módulo de Psicomotricidade do Curso de Neurodesenvolvimento para professores da rede municipal de ensino e também educadores de instituições parceiras convidadas. Cerca de 100 pessoas participaram do curso que foi realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O secretário municipal de Educação (Semed), Geraldo Castro Sobrinho, informou que o Módulo de Psicomotricidade integra as ações do Projeto Ativamente, desenvolvido pela Semed em parceria com o Instituto Neurocenter e com o laboratório de Neurociência da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “O Ativamente é uma das exitosas parcerias firmadas pelo prefeito Edivaldo para esta rede. Em nome dele agradeço o trabalho dos competentes formadores e dos nossos dedicados professores, combinação que só pode resultar em benefícios para as nossas crianças”, declarou.

O curso já trabalhou inúmeras temáticas voltadas para a formação dos educadores, com o objetivo de capacitá-los para estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras de crianças da Educação Infantil. O principal destaque das ações realizadas neste fim de semana foi a oportunidade dos educadores praticarem as atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

Na ocasião, foram montadas quatro estações de atividades, onde os professores puderam executar os mesmos exercícios que serão, posteriormente, propostos às crianças. “O curso tem sido extremamente produtivo. É muito importante para todos os professores da rede, pois tem enriquecido muito a nossa metodologia em sala de aula”, afirmou a professora Keila Kissia Damasceno Pereira, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Recanto dos Pássaros, no Jardim América.

Segundo uma das coordenadoras do Ativamente, Luce Malba, a intenção foi mostrar aos professores a aplicação prática do projeto que atualmente é desenvolvido em escolas da Educação Infantil da rede municipal de ensino. “Queríamos que os professores tivessem acesso a como as crianças percebem essas atividades. Para isso, promovemos a integração dos diferentes sentidos, estimulamos a audição, a percepção tátil, e posteriormente trabalhamos o movimento e a coordenação motora”, explicou.

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