O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão – Sinpol reuniu a categoria, nesta quarta-feira, dia 03, na sede da entidade, para um encontro com o candidato ao Governo do Estado do Maranhão, Flávio Dino. Na oportunidade o presidente do Sinpol, Heleudo Moreira, entregou ao candidato um documento com as reivindicações da categoria. Fizeram-se presentes outras entidades de classes representativas do setor, como a Associação dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Maranhão, a Associação de Polícia Técnico-Científica do Maranhão e o Sindicato do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão. Dentre as entidades reunidas, uma mesma opinião foi compartilhada, que o caos na Segurança Pública no Estado do Maranhão é fruto da falta de investimentos no setor.
De acordo com o presidente do Sinpol, Heleudo Moreira, as demandas apresentadas ao candidato Flávio Dino referem-se principalmente às políticas remuneratórias e as condições de trabalho enfrentadas pela categoria na capital e interior, além do efetivo dos Policiais Civis que é o menor do país. “Precisamos reverter esse quadro de calamidade que se instalou na Segurança Pública do Estado do Maranhão”, destacou Heleudo Moreira.
O presidente da Associação dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Maranhão (ASPCEMA), Amon Jessen, relatou que a demanda dos policiais civis é muito ampla, mas o sentimento é de desvalorização. “A questão salarial e a falta de investimento do Governo do Estado no setor são gargalos que enfrentamos. A polícia civil está na UTI há vários anos. A raiz do problema é a falta de investimento no setor de Segurança Pública do Estado”, destacou.

Antonio Portela, presidente do Sindicato do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão - Sindspem, informou que a entidade entregou um documento que vai nortear o candidato à gerenciar o sistema penitenciário. “A nossa demanda passa pela falta de agentes penitenciários para a segurança interna dos presídios, a precariedade das delegacias e penitenciárias, falta de viaturas, policiais, armamentos e coisas simples como botas e luvas. O agente penitenciário não tem valorização por conta da falta de investimentos”, finalizou.
O candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, relatou que tem um conhecimento prévio da realidade da segurança pelo fato de ser ex-Juiz. “Os policiais são essenciais para que a população tenha mais segurança. Reunir com eles é buscar mais informações para aprimorar nosso Programa de Governo e lutar pela causa da Segurança Pública. Os crimes tem crescido no nosso Estado pelo abandono da Polícia pelos Poderes Públicos. Recebi as propostas dos Policiais Civis e reafirmo o compromisso do diálogo permanente com a sociedade”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário