terça-feira, 14 de outubro de 2014

Jovens transformam lixo eletrônico em arte e exibem em feira de Metareciclagem


A ação é realizada pelo projeto Fábrica de Desmontação para capacitação de jovens da Vila Embratel

O desperdício de matérias-primas e recursos vem determinando o comportamento de nossa sociedade. A rápida evolução tecnológica, baseada em produtos descartáveis, tem contribuído para o descarte cada vez mais rápido e maior de equipamentos obsoletos e inservíveis que passaram a amontoar-se gerando um grande problema logístico e ambiental. A II Feira de Metareciclagem, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro, a partir das 14h, no Teatro Municipal de São Luís, apresentará resultados obtidos da proposta criativa de utilização do lixo eletrônico realizada pelo projeto Fábrica de Desmontação.

Jovens da comunidade da Vila Embratel aprenderam a confeccionar bolsas, quadros, e bijuterias, entre outros produtos, em oficinas promovidas pela Pastoral do Menor através do projeto Fábrica de Desmontação, articulado pela Rede Amiga da Criança. A Feira de Metareciclagem conclui mais uma etapa do projeto formando 100 adolescentes, com patrocínio do Instituto Oi Futuro e apoio da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga.

No primeiro dia, abrindo a feira, acontece um desfile com os produtos confeccionados nas oficinas de customização hardware e artesania digital. O Desfile contribui com a autoestima e valorização desses jovens que trarão para a passarela uma coleção autêntica. Ainda como parte da programação os 100 adolescentes participantes receberão certificado de conclusão dos cursos. Logo após, às 16h, será aberta a Exposição onde o público poderá saber mais o processo de produção das pelas com os jovens monitores e também adquiri-las. No segundo dia, a exposição continua aberta à visitação pública e visitas programadas de escolas e projetos sociais.

O projeto - Em 2011, a Rede Amiga da Criança viu no lixo eletrônico uma oportunidade. Baseado na metareciclagem, que é apropriação da tecnologia para transformação social, nasceu o projeto Fábrica de Desmontação que nesses quatro anos qualificou 390 adolescentes e jovens, e foi responsável pelo descarte correto de mais de uma tonelada de lixo eletrônico.

O projeto oferece curso de informática básica, montagem e manutenção de computadores, oficinas de artes visuais para customização de hardware e artesania digital para criação de bijuterias e peças utilitárias. A metareciclagem é uma proposta de reapropriação de tecnologia objetivando a transformação social, onde os adolescentes aprendem a montar máquinas reutilizando peças antigas, atribuindo novas utilidades a componentes que, em outras situações, não teriam mais uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário