quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Escritor visita e conversa com estudantes de escolas da rede municipal


         O escritor e poeta maranhense Luís Henrique Sousa Costa conversou com 350 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Miguel Lins, no bairro Alemanha.
Poeta maranhense Luís Henrique Sousa Costa conversou com estudantes da U.E.B. Miguel Lins
Poeta maranhense Luís Henrique Sousa Costa conversou com estudantes da U.E.B. Miguel Lins
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), está promovendo a visita de escritores maranhenses às escolas da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (12), o escritor e poeta maranhense Luís Henrique Sousa Costa conversou com 350 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Miguel Lins, no bairro Alemanha.

Essa aproximação dos estudantes com os autores de obras infanto-juvenis foi iniciada durante a semana passada como parte da programação da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância das visitas dentro do processo pedagógico de ensino.

“As atividades lúdicas possibilitam ao educando desenvolver-se de forma divertida e, assim, o processo de ensino e aprendizagem fica muito mais prazeroso. Ações pedagógicas como essa vão ao encontro da política de Educação Integral do prefeito Edivaldo e permitem que sejam trabalhados temas transversais que colaboram para a formação cidadã de nossos estudantes”, observou o secretário.

Durante a visita do escritor Luís Henrique Sousa Costa, os estudantes da U.E.B. Miguel Lins conheceram o livro “A Tartaruga Fofoqueira e outras estórias” e discutiram temas presentes nas oito fábulas da obra, como preservação do meio ambiente, trabalho em equipe, amizade, humildade, respeito aos idosos e fé. Eles também participaram de atividades interativas com livros, lápis de cor, giz de cera e papel. Os estudantes fizeram um desenho e entregaram ao escritor e, em troca, receberam um exemplar do livro.

O poeta Luís Henrique Sousa Costa explicou que a visita faz parte do Projeto “Recitar e gostar, é só começar”. “Elaborei o projeto para estimular o fazer artístico das crianças e incentivá-las a ter o hábito da leitura, tão importante para todos nós. De 2003 até hoje, cerca de 10 mil crianças já foram atendidas pelo ‘Recitar e gostar, é só começar’. Da rede de ensino da Prefeitura de São Luís, foram atendidas cerca de 20 crianças da escola Luís Serra na 8ª Feira do Livro de São Luís (Felis), além dessas cerca de 350 crianças desta unidade de ensino”, afirmou.

Além dos estudantes da U.E.B. Miguel Lins, a atividade pedagógica envolveu ainda 17 professores e dez monitores do Programa Mais Educação. “Atividades como essa, que envolvem todos através da ludicidade, são extremamente importantes para a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências. Essa ação possibilita trabalhar a criatividade, a imaginação e o fantástico e discutir temas de forma transversal”, explicou a gestora escolar Assunção Malheiros.

O estudante Rodrigo Santos contou que foi uma experiência inesquecível receber o livro das mãos do escritor. “Desenhei uma tartaruga e entreguei para ele. Aí, recebi o livro que irei ler mais vezes. Foi muito bacana ter conversado com o escritor e ouvir dele as opiniões e os pensamentos sobre o livro. Gostei muito dessa atividade”, afirmou o estudante de 12 anos.

Geanderson Isaac Oliveira aprovou tanto a visita que registrou o momento com um auto-retrato ao lado do poeta Luís Henrique Sousa Costa. “Gostei muito da visita do autor aqui na escola. Agora vou ler o livro com mais vontade, porque conheci o escritor e conversei com ele sobre a obra”, assinalou o estudante de 11 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário