A Pesquisa Nacional de Saúde 2013, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou alguns hábitos dos maranhenses. Um deles refere-se ao consumo de bebidas alcoólicas. De acordo com o levantamento, 20,7% da população do estado com idade igual ou superior a 18 anos ingere cerveja, vinho, cachaça, uísque ou outro produto com teor alcoólico uma vez ou mais por semana. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Os homens são os que mais bebem. Segundo a pesquisa, 32,7% das pessoas do sexo masculino ingerem álcool. A proporção de mulheres que bebem é bem menor: 9,8%.
Em comparação com outros estados, o porcentual de pessoas que bebem no Maranhão está abaixo das médias nacional, de 24%, e do Nordeste, de 22,4%. Em relação a outras unidades da federação, o estado tem percentual bem menor do que o Rio Grande do Sul, líder em consumo de álcool, onde 31,2% dos habitantes admitem ingerir bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana. Também ficam muito distante de Santa Catarina, segundo colocado na pesquisa, com 28,1%, e da Bahia, terceiro, com 27,5%.
Iniciação
O IBGE também pesquisou a idade em que as pessoas começam a beber. No Maranhão, quem ingere álcool começa a fazê-lo, em média, aos 18,6 anos, segundo o estudo. Os homens admiram iniciar mais cedo, aos 17,8 anos. Já as mulheres sondadas disseram ter tomado o primeiro gole aos 21,1 anos.
O levantamento também traz dados sobre o consumo mensal de álcool entre os maranhenses. Nesse caso, a proporção sobe em relação ao consumo semanal. Entre os pesquisados, 23% disseram beber pelo menos uma vez por mês. Na divisão por sexo, tem-se o seguinte resultado: 35,8% disseram beber uma vez ou mais por mês e 11,3% das mulheres admitiram consumir álcool com a mesma regularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário