segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Em Assembleia Geral, o SFPVEMA afasta diretores por malversação

Em uma Assembleia Geral bastante representativa, o Sindicato dos Funcionários Públicos Vigilantes do Estado do Maranhão (SFPVEMA) afastou os diretores ligados ao ex-presidente Orlando Pavão que ainda detinham espaço na entidade. Cerca de 80 associados de várias regiões do Estado fizeram-se presentes no auditório da Federação do Comércio do Maranhão, na manhã do último sábado, 17.
            Por unanimidade, a categoria aprovou a proposta encaminhada pela atual direção do sindicato após a apresentação, com base em provas documentais, feita pelo presidente Roberval Jansen, onde foram reveladas várias irregularidades cometidas na gestão do senhor Orlando Pavão. Jansen afirmou que não era mais possível manter parte da direção anterior na estrutura do  SFPVEMA, já que esta foi cúmplice dos desmandos e até crimes cometidos pelo ex-presidente.
            “A decisão da Assembleia Geral de afastar diretores da antiga gestão foi acertada, pois havia cumplicidade dos mesmos nos desmandos e ações criminosas praticados pelo ex-presidente do SFPVEMA. Agora é continuar com o trabalho de reconstrução do sindicato, ouvir constantemente a nossa base e recuperar a credibilidade da entidade junto ao conjunto da categoria”, assegurou Jansen.
            Malversação - Entre as graves irregularidades mostradas por Jansen, está um empréstimo que totaliza cerca de R$ 250 mil que jamais foi prestado conta da sua aplicação. Não há registros de quais as despesas pagas com este recurso e muito menos foi submetido à apreciação do Conselho Fiscal do SFPVEMA.
            Também foi revelada na Assembleia Gera a realização de um seguro feito pelo sindicato cujo beneficiado era o próprio ex-presidente Orlando Pavão que, não bastasse tamanha aberração, teria sacado e embolsado o valor do seguro. Ou seja, mais outra operação altamente suspeita da gestão Orlando Pavão que nunca foi devidamente discutida pela base da categoria.
            “A Assembleia Geral serviu não somente para que a categoria tomasse conhecimento da malversão dos recursos financeiros do nosso sindicato, mas principalmente para que fosse exposta a indignação que toma conta da grande maioria dos funcionários públicos vigilantes do estado. A entidade foi sucateada e malversada nos últimos anos por uma direção que não tinha os associados e o conjunto dos vigilantes do estado como prioridades. A prioridades deles era seus próprios interesses pessoais”, assegurou Roberval Jansen.
            Vozes da base - Os associados tiveram participação ativa do durante toda a Assembleia Geral através de intervenções qualificadas, criticando, elogiando e propondo medidas para a melhoria da ação sindical em prol da categoria. Além de associados residentes em São Luis, estiveram presentes delegações de Imperatriz, Bacabal, São José de Ribamar, Anajatuba, Itapecuru, Nina Rodrigues, São Benedito do Rio Preto, Viana, São Bento, Palmeirândia e Cantanhede.
            Veja a seguir a opinião de alguns trabalhadores do SFPVEMA que estiveram presentes no Assembleia Geral:

“Temos que modernizar o sindicato a começar pelo seu estatuto que está desatualizado. Temos também que avançar na democratização no que diz respeito à participação do trabalhadores do interior, inclusive com a possibilidade de um vigia que mora fora da capital poder ser presidente. Mas a atual direção está de parabéns” (Araujo – Imperatriz).

“Reconheço o esforço do Roberval para fazer do SFPVEMA um sindicado de verdade. Acho que estamos inaugurando um novo momento para a categoria dos funcionário públicos vigilantes do Maranhão” (Antônio Alves – Itapecuru).

“Somos mais do que vigias, somos fiscais do patrimônio público. Temos responsabilidades para que a prestação de serviço público seja executada com qualidade e respeito ao cidadão. Temos orgulho da nossa profissão”(José Augusto – São Benedito do Rio Preto).

“Pelo que foi exposto pelo presidente Roberval, chegamos à conclusão de que a diretoria anterior não deixa nada a desejar em relação à diretoria da Petrobras no quesito corrupção. Temos que fazer diferente, aliás, até a cor da nova direção do sindicato mudou, pois tem muitos negros no comando. Quero dizer que, na verdade, nosso sindicato começa ser uma entidade de verdade a partir desta assembleia geral” (Luis França – Palmeirândia).

“Temos direitos que precisam ser assegurados. O SFPVEMA tem que mobilizar os trabalhadores e também dialogar com o governo para garantir todos estes direitos, inclusive uma lei estadual mudou nomenclatura do nosso cargo, mas não mudou a nossa função, que continua sendo a de vigiar o patrimônio público. Vamos unir forças e escrever uma nova página na história do nosso sindicato”.(Carlos Russo – São Bento).

Nenhum comentário: