Foi realizada nesta terça-feira (14) a aula inaugural da primeira turma do Curso de Bacharel em Agronomia, oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A Solenidade, teve início às 9h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Campus do Maracanã, zona rural da capital São Luís.
O evento contou com a presença do diretor geral em exercício do IFMA-Campus Maracanã, José Zenóbio de Sousa, do superintendente regional do Incra no Maranhão, Jowberth Frank Alves da Silva, da asseguradora do Pronera/MA, Ceci Gomes Cabral, da coordenadora geral do Curso de Agronomia do Pronera/MA, Sandra Maria Cruz Nascimento, e do representante da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilson Santos, entre outras autoridades e convidados.
Abertura
Durante a abertura da solenidade foi enfatizado o avanço na área da educação nos últimos dez anos, com expansão de campi universitários em vários municípios maranhenses, o acesso a eles pelas populações menos favorecidos. Ceci Cabral destacou a resistência de alguns setores e da luta para a concretização do Curso de Agronomia exclusivo para os trabalhadores rurais.
Gilson Santos enfatizou a importância da parceria com o Incra e o IFMA, que possibilitou o acesso dos assentados ao ensino superior. “Este é um curso diferente, por que o público é diferente e vocês terão a tarefa de construir um viés diferente de produção de alimentos com qualidade e sustentabilidade”, concluiu.
Já o superintendente regional do Incra/MA destacou a necessidade de se pensar um modelo estratégico de produção para a agricultura familiar e de se melhorar o desenvolvimento das áreas de assentamento. “Estamos buscando parcerias para isso e também para ampliar as ações do Pronera no Maranhão”, afirmou Jowberth Frank Alves da Silva.
O diretor geral em exercício do IFMA, José Zenóbio Souza, falou que está qualificando seus profissionais e melhorando a estrutura física do Ifama Maracanã para oferecer educação de qualidade aos seus alunos. “Queremos formar bons agrônomos”, disse.
Após a solenidade de abertura, o professor Vespasiano de Abreu da Hora, ministrou a aula Inaugural com o tema Dinâmica da produção política do Curso de Agronomia no Campus - São Luís/Maracanã.
Conquistas
Pedro Alves Barbosa - 40 anos, do assentamento Serafim, no município maranhense de Estreito -, é aluno do Pronera desde sua criação do Programa no Maranhão. Fez parte da primeira turma de Escolarização. Cursou Técnico em Agropecuária também pelo Pronera no estado da Paraíba. Agora inicia o Curso de Agronomia. “O Pronera tem sido minha salvação na área de educação”, afirmou.
As irmãs Késsia Mirian de Oliveira da Silva, 19 anos, e Kaísa Ruth de Oliveira da Silva, 17 anos, do assentamento Onalício Barros, no município de Caseara, no estado de Tocantins, contam como conquistaram uma vaga no Curso de Agronomia. “Fizemos tudo com muita dificuldade. Para fazer o vestibular ficamos em alojamentos em São Luís, custeados pelos nossos pais. Estudamos bastante. E olha a surpresa: as duas filhas aprovadas para o Curso de Agronomia. Foi muita alegria para os nossos pais”, contou Késsia da Silva. Para fazer a matrícula das filhas os pais vieram de moto do Tocantins para São Luís, pegando sol e chuva e ainda tiveram complicações com a documentação das filhas, mas o resultado do esforço deles foi compensado. As duas participaram do início do curso muito contentes. “Estamos, nossa, muito felizes”, contou entusiasmada Kaísa.
O Curso
Este é o terceiro curso de nível superior oferecido pelo Pronera no Maranhão. Foi fruto de uma parceria do Incra com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Ifma (Campus Maracanã).
Terá a duração de cinco de anos, beneficiando 45 jovens e adultos de famílias assentadas nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará. As aulas serão oferecidas em regime de alternância, com Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Os alunos fizeram vestibular para ingressarem no curso.
Para a realização do Curso de Agronomia o Incra fez um investimento R$ 1,3 milhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário