domingo, 2 de agosto de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 
            Em virtude de informações equivocadas veiculadas nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, a respeito do atendimento prestado pela equipe médica do município a parturiente Nayres da Cruz Rodrigues, a Prefeitura de Alcântara esclarece:
1.    A paciente Nayres da Cruz Rodrigues, nascida em 12 de julho de 1996, deu entrada às 7h15 do dia 30 de julho de 2015, na Unidade Mista Dr. Neto Guterres, apresentando dilatação completa e dores com perda de líquido, ocorrida desde as 3h da manhã.
2.     A paciente foi avaliada, recebendo atendimento imediato da Doutora Greice Gama (CRM 8289-MA), acompanhada da enfermeira plantonista e diretora da referida Unidade, Rosália Gomes Ferreira (COREN 74781- MA) e das técnicas de enfermagem Joana Barbosa S. Amorim, Maria do Livramento Barbosa Soares Campos e Raimunda Tereza Barbosa.
3.    Por volta das 13h30, evoluindo bem, a paciente foi transferida para a Sala de Parto. Entretanto, minutos depois apresentou queda da pressão arterial, sonolência e fraqueza, o que dificultou a expulsão do recém-nascido que já estava no canal de parto, onde já era possível avistar a cabeça do recém-nascido. Porém, o abdome da parturiente ficou flácido e a equipe médica decidiu, após não serem mais ouvidos os batimentos do recém-nascido, levá-la para ser o recém-nascido ser retirado cirurgicamente em Bequimão, cidade mais próxima e onde o Governo do Estado já concluiu e entregou o novo hospital e ambulância.
4.    A equipe médica comunicou a família da parturiente sobre a morte do recém-nascido e foi solicitada a presença do pai do mesmo.
5.    Às 14h, foi feita a retirada para ser levada ao município de Bequimão. Porém, na viagem a paciente entrou em choque e a equipe retornou à Unidade Mista. No caminho, a equipe médica ligou para o Grupo Tático Aéreo (GTA), tendo como testemunha a mãe da parturiente que viu o apelo da equipe médica.
6.    A equipe do GTA informou que não seria possível atender naquele momento por estar em outra missão. Mais cedo também foram notificados que não havia leito disponível na regulação no Hospital Materno Infantil, em São Luís. A equipe médica alertou que, caso o resgate não fosse realizado de imediato, a paciente iria a óbito por falta do socorro.
7.    Diante da situação, foi contatado ainda o Samu da cidade de Pinheiro.
8.    A remoção da paciente para São Luís foi agravada ainda pela regulação informar sobre a falta de vagas disponíveis no momento no Hospital Materno Infantil. Em contato com a Secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, foi disponibilizada uma equipe no Hospital Socorrão 2 para o atendimento da parturiente
9.    Desde 2012, o Governo Federal baixou de R$ 100 mil reais para apenas R$ 25 mil reais o repasse de recursos para o funcionamento da Unidade Mista Dr. Neto Guterres, em decisão acordada pelo então Governo do Estado.
10.  Na manhã de hoje, mantivemos contato com o Secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, a respeito da situação da Unidade Mista de Alcântara. Informamos ainda que todos os esforços possíveis foram realizados para que as vidas da paciente e do recém-nascido fossem preservadas.
11.  Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Alcântara (MA), 31 de julho de 2015
Raimundo Neto
Secretário Municipal de Saúde de Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário