sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Secretário Márcio Jardim debate Sistema Nacional do Esporte, em reunião do Fórum Nacional de Gestores do Esporte

 
O secretário de Esporte e Lazer do Maranhão e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, participou nesta sexta-feira (18), na cidade de Brasília, de reunião para discutir a construção do Sistema Nacional do Esporte e colher ideias de quem está na ponta e executa a política de esporte e lazer no país. O evento contou com a presença do ministro do esporte, George Hilton, e gestores de todas as regiões do Brasil.
Ao citar o primeiro encontro do fórum nacional deste ano, realizado em São Luís, em fevereiro, Márcio Jardim destacou que o evento se tornou um grande passo para o início do debate do Sistema Nacional de Esporte. “Na oportunidade o ministro George Hilton falou que tomava o desafio da gestão e chamava a responsabilidade da construção do Sistema Nacional do Esporte. Era algo que a comunidade esportiva aclamava nas três Conferências Nacionais do Esporte realizadas. E lá foi um marco que iniciou o debate que vem acontecendo nos últimos meses na elaboração do Sistema”, disse.
“O evento foi oportuno para ouvir aqueles que fazem, na ponta, a execução das políticas de esporte, além de um momento marcante nos debates sobre a construção de uma lei de diretriz nacional do esporte”, complementou.
Também esteve no evento a presidente do Grupo de Trabalho do Sistema Nacional do Esporte (GTSNE) e diretora do DPGE, Cássia Damiani, que ressaltou o marco que será a concretização do sistema. “O SNE será a consolidação de um Fórum_de_gestores_Ministério_do_Esporte (2)trabalho que visa colocar o esporte como uma área relevante e estratégica para o país. Temos que ter uma articulação do todo. O sistema precisa ser aberto, cada um com a sua natureza tem que entrar nesse sistema, articulado em relações inter-setoriais e com uma visão integrada”, explicou Cássia Damiani.
Na ocasião, a gestora apresentou ainda o histórico, função e o impacto da nova legislação no setor esportivo nacional. “Nós queremos um sistema que pense os demais esportes, além do futebol, que pensa as outras dimensões esportivas”, ressaltou.
A secretária do Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, disse que o encontro é realizado em um momento propício. “É importante, nós como gestores de esporte, darmos também a nossa contribuição”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário