Estudantes da rede municipal participam de concurso de desenho sobre sustentabilidadeComo será o mundo em 2040? É essa a pergunta que os estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa, Arthur Azevedo, Evandro Bessa – Estiva, Hortência Pinho e Zebina Eugênia Costa estão tentando responder por meio de desenhos. A atividade é parte de um concurso promovido pelo Projeto Ecoa, fruto de uma parceria do Instituto Alcoa com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo do projeto é possibilitar reflexões sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, imaginando como será o mundo em 25 anos.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a parceria e reforçou a importância do lúdico na garantia do aprendizado para crianças e adolescentes. "O projeto Ecoa é uma das parcerias já consolidadas na rede municipal de São Luís. A partir desse projeto, nossas escolas têm desenvolvido iniciativas de preservação do meio ambiente e de valorização e conservação dos espaços públicos. É uma articulação com o que preconiza o prefeito Edivaldo para a área da Educação e da sustentabilidade, uma vez que tanto promove a melhoria da qualidade da educação quanto estimula, de forma lúdica, a conscientização acerca da importância dos recursos naturais", frisou Geraldo Castro.
As categorias do concurso são divididas por faixa etária – de 7 a 9 anos e de 10 a 13 anos. Os trabalhos das cinco escolas que vem desenvolvendo o projeto Ecoa desde 2014 passarão por uma seleção prévia nas próprias unidades de ensino, para escolha dos melhores desenhos. Os trabalhos selecionados farão parte de uma exposição na culminância do projeto Ecoa, previsto para o mês de dezembro.
DEBATES
Na U.E.B. Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), o tema suscitou debates nas turmas antes da preparação dos desenhos. "É uma proposta interessantíssima, que está levando as crianças a refletirem sobre as mudanças que estão acontecendo com o meio ambiente e a pensar sobre o futuro, sobre o que elas querem fazer para ter um ambiente melhor para si e para as futuras gerações", avaliou a professora do 2º ano da escola, Felipa Cantanhede.
As crianças aprovaram a ideia do concurso e esbanjaram criatividade nos desenhos. Douglas da Silva Borges, 10 anos, estudante do 5º ano da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, fez um desenho em que mostra prédios e um posto de combustível – tudo abastecido com energia solar.
"Meu pensamento para o futuro são as pessoas abandonando os combustíveis poluentes como gasolina e diesel e trocando por outros que não contaminam o meio ambiente. A fumaça dos carros e das queimadas prejudicam a nossa saúde, assim como o lixo que jogamos nos rios. Precisamos nos esforçar para ter um futuro melhor", ensinou Douglas, que também é membro do Grêmio Estudantil da escola – outra iniciativa fomentada pelo projeto Ecoa.
SAIBA MAIS
O projeto Ecoa é uma iniciativa do Instituto Alcoa que já mobilizou mais de 24 mil pessoas em São Luís e outras cinco cidades brasileiras, sempre em parceria com as prefeituras e as secretarias municipais de Educação. O Ecoa proporciona formação de professores, acesso a material lúdico educativo para os estudantes e atividades para as crianças no contraturno escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário