O encontro foi realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e também na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, uma das escolas da rede municipal que desenvolve o projeto. O secretário municipal de Educação de São Luís assegurou que o projeto terá continuidade em 2016, conforme determinação do prefeito Edivaldo.
"Os projetos e parcerias implementados na gestão do prefeito Edivaldo estão fomentando uma nova concepção de educação nas nossas escolas: baseada na inclusão social, no apoio aos nossos estudantes e no fomento à inclusão dos estudantes com deficiência, para que eles possam desenvolver da melhor forma possível as suas habilidades. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram com esta iniciativa que teve um impacto excelente em nossas crianças", afirmou o titular da Semed.
O encontro contou com a presença de representantes do Instituto Rodrigo Mendes, parceiro do projeto. A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do instituto, Maria de Fátima Albuquerque, destacou o compromisso da Prefeitura de São Luís com a iniciativa. "A resposta da Secretaria de Educação de São Luís foi muito positiva. Eles abraçaram fortemente a efetivação do projeto Portas Abertas para a Inclusão. Estamos muito alegres de poder continuar com o projeto em São Luís e vamos compartilhar com outros municípios a experiência que tivemos aqui", disse a coordenadora.
DESENVOLVIMENTO
O projeto "Portas Abertas para a Inclusão" iniciou no primeiro semestre deste ano com a oferta de formação semipresencial para professores na áreas de Educação Física Inclusiva. No segundo semestre, os professores iniciaram o desenvolvimento do projeto nas escolas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. No evento realizado no auditório da PGJ, os professores que passaram pela capacitação compartilharam as experiências do curso e apresentaram as atividades desenvolvidas nas unidades de ensino ao longo dos últimos meses.
O projeto "Portas Abertas para a Inclusão" iniciou no primeiro semestre deste ano com a oferta de formação semipresencial para professores na áreas de Educação Física Inclusiva. No segundo semestre, os professores iniciaram o desenvolvimento do projeto nas escolas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. No evento realizado no auditório da PGJ, os professores que passaram pela capacitação compartilharam as experiências do curso e apresentaram as atividades desenvolvidas nas unidades de ensino ao longo dos últimos meses.
Também presente ao evento, a titular da 2ª Promotoria Especializada em Defesa da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo, destacou a importância da inclusão. "O Ministério Público tem atuado no sentido de garantir os direitos. Observamos que esta etapa do projeto foi muito proveitosa e esperamos que a próxima seja ainda melhor", afirmou.
A iniciativa é pioneira na área de Educação Física em São Luís e foi aplicada nas U.E.B. Maria Alice Coutinho (Turu), Rubem Teixeira Goulart (Cohab), Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína) e Luís Viana (Alemanha).
A partir dos conhecimentos adquiridos na formação, a U.E.B. Maria Alice Coutinho desenvolveu o projeto "Companhia de Dança no Ritmo da Inclusão", que ensinou aos estudantes surdos ou com deficiência intelectual do 3º e 4º ano da escola uma nova habilidade: a dança.
Joseana Brasil, professora de Educação Física da U.E.B. Maria Alice Coutinho, considerou o projeto um desafio superado. "Já desenvolvíamos um trabalho de Educação Física inclusiva na escola, mas esse projeto nos propiciou o domínio de novas metodologias. Trazer os alunos surdos para a dança foi um grande desafio, embora eles já tenham trabalhos com a música. Mas nós conseguimos alcançar o nosso objetivo. Foi um desafio que superamos e conseguimos vencer", comemorou a professora.
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