quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Prefeitura reforça parcerias para inclusão social de estudantes com deficiência

 
Prefeitura reforça parcerias para inclusão social de estudantes com deficiênciaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes o encontro local do projeto "Portas Abertas para a Inclusão" – Educação Física Inclusiva". O projeto é executado através de uma articulação entre a Prefeitura de São Luís, o Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação FC Barcelona e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem o objetivo de possibilitar a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades e a interação entre as crianças com e sem deficiência a partir das aulas de Educação Física.
O encontro foi realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e também na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, uma das escolas da rede municipal que desenvolve o projeto. O secretário municipal de Educação de São Luís assegurou que o projeto terá continuidade em 2016, conforme determinação do prefeito Edivaldo.
"Os projetos e parcerias implementados na gestão do prefeito Edivaldo estão fomentando uma nova concepção de educação nas nossas escolas: baseada na inclusão social, no apoio aos nossos estudantes e no fomento à inclusão dos estudantes com deficiência, para que eles possam desenvolver da melhor forma possível as suas habilidades. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram com esta iniciativa que teve um impacto excelente em nossas crianças", afirmou o titular da Semed.
O encontro contou com a presença de representantes do Instituto Rodrigo Mendes, parceiro do projeto. A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do instituto, Maria de Fátima Albuquerque, destacou o compromisso da Prefeitura de São Luís com a iniciativa. "A resposta da Secretaria de Educação de São Luís foi muito positiva. Eles abraçaram fortemente a efetivação do projeto Portas Abertas para a Inclusão. Estamos muito alegres de poder continuar com o projeto em São Luís e vamos compartilhar com outros municípios a experiência que tivemos aqui", disse a coordenadora.
DESENVOLVIMENTO
O projeto "Portas Abertas para a Inclusão" iniciou no primeiro semestre deste ano com a oferta de formação semipresencial para professores na áreas de Educação Física Inclusiva. No segundo semestre, os professores iniciaram o desenvolvimento do projeto nas escolas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. No evento realizado no auditório da PGJ, os professores que passaram pela capacitação compartilharam as experiências do curso e apresentaram as atividades desenvolvidas nas unidades de ensino ao longo dos últimos meses.
Também presente ao evento, a titular da 2ª Promotoria Especializada em Defesa da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo, destacou a importância da inclusão. "O Ministério Público tem atuado no sentido de garantir os direitos. Observamos que esta etapa do projeto foi muito proveitosa e esperamos que a próxima seja ainda melhor", afirmou.
A iniciativa é pioneira na área de Educação Física em São Luís e foi aplicada nas U.E.B. Maria Alice Coutinho (Turu), Rubem Teixeira Goulart (Cohab), Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína) e Luís Viana (Alemanha).
A partir dos conhecimentos adquiridos na formação, a U.E.B. Maria Alice Coutinho desenvolveu o projeto "Companhia de Dança no Ritmo da Inclusão", que ensinou aos estudantes surdos ou com deficiência intelectual do 3º e 4º ano da escola uma nova habilidade: a dança.
Joseana Brasil, professora de Educação Física da U.E.B. Maria Alice Coutinho, considerou o projeto um desafio superado. "Já desenvolvíamos um trabalho de Educação Física inclusiva na escola, mas esse projeto nos propiciou o domínio de novas metodologias. Trazer os alunos surdos para a dança foi um grande desafio, embora eles já tenham trabalhos com a música. Mas nós conseguimos alcançar o nosso objetivo. Foi um desafio que superamos e conseguimos vencer", comemorou a professora.

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