terça-feira, 6 de outubro de 2015

Secretária de Estado da Economia Solidária leva o projeto Pró Catador a Matinha e dá lição de cidadania


Matinha recebeu esta semana, a Oficina Local do Projeto “Pró-Catador Maranhão: Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania”. O Projeto é uma intervenção da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão- SETRES executada através de convênio com Secretaria Nacional de Economia Solidária- SENAES e está trabalhando no resgate da cidadania dos catadores em suas diversas abrangências: geração de trabalho e renda, capacitação, elevação de escolaridade, saúde, habitação e programas assistenciais. O objetivo do projeto é a organização de grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos. 
Gestores públicos, líderes comunitários e catadores estiveram presentes participando desta discussão que envolve toda a sociedade em prol de um planeta mais limpo e sustentável. Na oportunidade, a coordenadora do projeto Pró-Catador Conceição Pearce representando o Secretario Ajunto Júlio Guterres da SETRES, e a equipe técnica do projeto apresentaram os aspectos mais relevantes da Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e define um regime de gestão dos resíduos sólidos nos estados e municípios, estabeleceram em conjunto com a comunidade, gestores, e envolvidos no trabalho de reciclagem diretriz para o desenvolvimento da coleta seletiva de materiais recicláveis, preservação do meio ambiente como campanhas nas escolas e até a possibilidade da inclusão da preservação do meio ambiente na grade curricular.
A oficina foi um sucesso contou com mais de setenta participantes, tanto da área urbana como rural, as oficinas do Pró-Catador tem efetuado um importante trabalho em todos os municípios contemplados, embora não tenha aparentemente catadores de resíduos sólidos, mas tem cumprido o seu papel de organizar os catadores encontrados nos lixões dos municípios, para que possam ter uma vida mais digna através do acesso às politicas publica  podendo ser acessadas por meio da associação ou cooperativa organizada. 
Outro fator importante é a discussão sobre resíduos sólidos que tem poluído os rios, mananciais da nossa baixada, à oficina tem provocado esses debates buscando soluções com os municípios para construção dos aterros sanitários com a inclusão dos catadores e catadoras. O assunto do momento é sustentabilidade e os municípios do nosso Maranhão precisam se enquadrar na Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a SETRES vem desenvolvendo a sua função com empenho e desenvoltura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário