quinta-feira, 5 de novembro de 2015

6º Festival Internacional de Contrabaixo

O 6º Festival Internacional de Contrabaixo acontece entre os dias 7 e 12 de dezembro, promovido em parceria com o “Pixinga Bass Festival”, o evento tem como objetivo reunir baixistas de todo o Brasil e grandes mestres do contrabaixo mundial. O festival conta com a realização da Musika S.A. em parceria com a Escola de Música “Lilah Lisboa de Araújo”, o Curso de Música da UEMA e a Catavento Cooperativa de Música e pretende mostrar a diversidade de culturas e promover talentos locais.
 
Elaborado a princípio numa parceria dos músicos Celso Pixinga (um dos maiores e mais respeitados contrabaixistas do país) e Nilton Wood (editor técnico Revista Cover Baixo), desde sua primeira edição o festival vem crescendo consideravelmente, tendo alcançado grandes públicos nas maiores cidades do país.
 
O Festival Cover Baixo/2007, o 2º São Luís Baixo Festival/2009, o 3º Festival Internacional de Contrabaixo/2011, o 4FICZ (4º Festival Internacional de Contrabaixo/2012) e o 5FICZ (5º. Festival Internacional de Contrabaixo/2014), consagraram o maior evento de música instrumental já realizado no Brasil, a partir do contrabaixo. Assim, músicos, público e crítica especializada afirmam que a São Luís é a Capital do Baixo.
 
Já participaram do Festival de São Luís em 2007, 2009, 2011, 2012 e 2014, músicos como Celso Pixinga, Arthur Maia, Felipe Andreolli, Adriano Giffoni, Bráulio Araújo, Itamar Collaço, Ebinho Cardoso, Sérgio Groove, Júnior Primata, Ronaldo Lobo, Ney Netto, Orquestra de Contrabaixos Caçarola, Luiz Rosa, Michael Manring, Alain Caron, Demien Schmitt, John Roney, Jim Stinnett, Grant Stinnett, Todd Johnson, Shane Alessio, Dom Moio, dentre outros.
 
Nesta edição, estão confirmados vários baixistas do Brasil como Celso Pixinga (SP), Zuzo Moussawer (SP), Sérgio Groove (RN), Julio Cezar (RJ) entre outros e, claro, os convidados internacionais já confirmados que tornam este evento ainda mais significativo: Wojtek Pilichowski (Polônia) e Hadrien Feraud (França).
 
O conceito artístico adotado é: “Diálogos: Novas Possibilidades para a Música no Século XXI”. Estamos desafiando os músicos a apresentarem pesquisas e novas leituras que rearticulem e resinifiquem a música a partir do contrabaixo. O Festival tem como parceiros a EMEM (Escola de Música do Estado do Maranhão), os Cursos de Música da UFMA e UEMA, além de apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação Municipal de Cultura de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário