sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Campanha ‘Novembro Azul’ é iniciada para militares do Corpo de Bombeiros do MA

 
Foto 5 Novembro Azul no CBMMA 0
Militares de todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participaram, na manhã desta quinta-feira (5), no Comando Geral (Bacanga), das atividades de lançamento da Campanha ‘Novembro Azul’. Voltada para conscientizar o público masculino da Corporação sobre prevenção e perigos do câncer de próstata e alertar para os cuidados com a saúde
, a ação marcou, também, o início dos trabalhos do projeto ‘Barriga Zero’. Durante todo o mês, profissionais do quadro de saúde farão atendimentos com orientações em batalhões e companhias, também, no interior do estado.
O comandante geral, coronel Célio Roberto Araújo, saudou todos os presentes, ressaltando a preocupação do Comando da Corporação em chamar atenção quanto a importância de cuidar da saúde periodicamente. “O Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros estão dando uma maior atenção quando à vida de homens e mulheres que integram a Instituição. A exemplo do Outubro Rosa, esse evento tem como intuito cuidar e dar assistência aos nossos militares, oferecendo serviços de atenção básica e preventiva aos nossos homens”, disse.
Foto 1 Novembro Azul no CBMMA
O evento foi coordenado pela Diretoria de Saúde, que realizou palestras, orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, dinâmicas em grupo, principalmente para estimular o corpo, antes do início das atividades nos setores. A tropa passou por avaliações de glicemia, peso, altura, pressão e circunferência abdominal. Foi servido um café da manhã para os participantes.
O comandante geral adjunto, coronel Joabe Pereira, falou do diferencial em promover eventos que busquem a valorização do servidor. “Essa é uma atividade voltada para todos nós, servidores públicos, que temos uma rotina diária de trabalho bastante movimentada, e que estamos propícios a adquirir doenças que são muita das vezes, silenciosas, como o câncer, a diabetes, hipertensão, entre outras. Demonstra nossa precaução quanto à qualidade de vida homens e mulheres e se evidencia, ainda, como um momento de interação entre colegas de trabalho dentro de um ambiente familiar”, ressaltou.
Logo após ouvir as palavras do Comando, os servidores se submeteram a uma aula de Krav Maga, com professor em Educação Física, Josias Rodrigues, mestre de artes marciais e Defesa Pessoal há 25 anos. Na programação, o médico urologista Marcus Aurélio Brito falou aos presentes das estatísticas de câncer de próstata, os indicativos, a conscientização do efetivo masculino quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Foto 3 Novembro Azul no CBMMA
O médico, que é especialista em cirurgia geral e oncológica, orientou os bombeiros a cuidarem melhor da saúde, informando que 20% dos homens que fazem o Antígeno Prostático Específico (PSA) já podem ter a doença instalada. Daí a importância do exame de toque, teste rápido que dura menos de um minuto, estimulando-os a se consultarem rotineiramente, mesmo que não tenha sintomas de dor. O palestrante apresentou, também, os fatores que podem aumentar os riscos de câncer de próstata e a importância de mudar o estilo de vida, com uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas e o uso de preservativos durante a relação sexual.
Para o sargento Márcio Guilhon, é um momento inovador nestes 21 anos como bombeiro militar. “Foi uma oportunidade de integração e de estímulo para que todos nós tenhamos consciência de que a prevenção é o melhor caminho. A partir de agora, vou buscar mais informações e mudar alguns hábitos de vida. Estamos todos de parabéns pela iniciativa”, afirmou.
Foto 4 Novembro Azul no CBMMA
Sobre o Novembro Azul
O Novembro Azul faz parte do calendário de atenção à saúde do servidor para alertar os bombeiros sobre o câncer de próstata. Ao longo de todo o mês, diversas ações serão realizadas, estimulando a procura pelos serviços de saúde e a realização periódica dos exames preventivos.
O departamento chama atenção aos homens com idade acima de 50 anos a seguirem a orientação para fazer os exames de rotina. Caso haja histórico da doença na família, a idade ideal para procurar um médico é a partir dos 30 anos.

Um comentário:

  1. Jornalista Genivaldo Abreu, aceita esse comentário… O idiota do Ricardo Santos não aceitou.

    "Porra, vagabundo, porque tu não te revolta contra quem de fato tirou teu blog do ar: Lourival Bogea?!
    Ponha-se no seu lugar, Ricardo, e seja homem. As pedras da Rua Afonso Pena sabem que doutor Peta mandou Linhares Junior te arrancar do portal porque não tolerava mais as besteiras que tu escrevia. Teus textos foram tirados do ar várias vezes; você foi repreendido dezenas de vezes, ainda assim continuou na empreitada de comprometer a imagem do Jornal Pequeno.
    No lugar dele eu faria a mesma coisa. Quem é Ricardo Santos mesmo? No portal do Jornal Pequeno tinhas 300 acessos dia. Agora, chegas a cem?
    Procure estudar, te dedicar mais à imprensa, escrever e copidescar teus textos, ter coerência e compromisso… Quem sabe um dia chegue aos pés dos grandes escritores Raimundo Garrone, John Cutrim e Linhares Junior, e mereças novamente ter a cara estampada no JP.
    Reitero: seja homem e assuma que Lourival Bogea tirou teu blog do ar, depois de várias repreensões, e Flávio Dino não tem nada a ver com isso".

    ResponderExcluir