Como parte das ações do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB) voltadas para o aumento da produção agropecuária, o governador Flávio Dino lança o Programa Mais Produção, na próxima sexta-feira (04/12), no Palácio Henrique de la Rocque.
O programa define 10 cadeias produtivas prioritárias (feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura – caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel) a serem trabalhadas com foco no abastecimento do estado e na busca pela autossuficiência. Seu objetivo é promover o adensamento de cada cadeia e dos arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.
O termo cadeias produtivas refere-se a um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado.
Para cada cadeia, está sendo desenvolvido um trabalho particular, que será apresentado no lançamento no Mais Produção, levando em consideração as características das regiões produtoras e as demandas dos envolvidos, como produtores, sindicatos, agroindústrias e instituições públicas e privadas. São iniciativas realizadas sob a liderança do governador Flávio Dino e das secretarias do setor produtivo que compõem o SEPAB (Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar, Indústria e Comércio, Pesca e Aquicultura, Trabalho e Economia Solidária e Desenvolvimento Social).
“O Maranhão possui grande potencial de crescimento em cada uma dessas dez cadeias e pressa para crescer no setor produtivo, que é um dos pilares da gestão do governador Flávio Dino. O Mais Produção é um grande trabalho em conjunto para dinamizar a economia do Maranhão e levar mais alimentos e distribuição de riqueza para as pessoas”, destacou o secretário de Agricultura e Pecuária e coordenador do SEPAB, Márcio Honaiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário