domingo, 6 de dezembro de 2015

‘Mais Produção’: Governo investe mais de R$ 62 mi no fortalecimento de cadeias produtivas

Fortalecer as cadeias produtivas e garantir geração de emprego e renda. Esse é o objetivo do Programa ‘Mais Produção’, lançado nesta sexta-feira  (4) pelo governador Flávio Dino, que também anunciou um investimento de R$ 62.146.244,74 no setor produtivo do estado. O ‘Mais Produção’ é parte das estratégias do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), voltadas para o fortalecimento da produção agropecuária no estado.
O programa define 10 cadeias produtivas prioritárias (feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura – caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel) a serem trabalhadas com foco no abastecimento do estado e na busca pela autossuficiência. Seu objetivo é promover o adensamento de cada cadeia e dos arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.
“Nós acreditamos muito que esse é o caminho para que o nosso povo possa viver melhor: uma alternativa de geração de emprego e renda através do desenvolvimento das nossas cadeias produtivas”, enfatizou o governador Flávio Dino, durante o lançamento do Programa. “Organizamos aqui o nosso Sistema Estadual de Produção e Abastecimento em torno de 10 cadeias produtivas prioritárias. Já temos investimentos programados em unidades de referência, que servirão de polos multiplicadores de boas práticas de assistência técnica, para que possamos gerar oportunidades de trabalho, melhorar a quantidade e a qualidade de alimentos disponíveis no nosso mercado, substituir importações e com isso garantir maior dinamismo econômico já a partir de 2016”, completou o governador.
As 171 ações definidas para as cadeias produtivas serão executadas pelas secretarias componentes do Sepab (Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio e Trabalho e da Economia Solidária) e foram apresentadas pelo secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.
“São seis secretarias trabalhando em conjunto, onde cada uma, dentro da sua característica e expertise, soma esforços para que o Maranhão aumente sua produção, principalmente nessas 10 cadeias que agora são priorizadas pelo Governo do Estado. O ‘Mais Produção’ é um programa arrojado, que quer tornar o Maranhão um estado menos importador, onde a nossa produção e o nosso produtor são valorizados”, observou Honaiser.
Nesta primeira etapa, 5.322 propriedades em 111 municípios serão beneficiadas com Unidades de Referência de Produção (URPs), assistência técnica e extensão rural (ATER), capacitação técnica e de gestão, aquisição de equipamentos, recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e diversas medidas aplicadas especificamente a cada cadeia, contemplando as etapas de produção, beneficiamento e processamento, agroindustrialização, distribuição e comercialização dos produtos.
Para o secretário do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, “o Programa ‘Mais Produção’ visa o investimento e o fortalecimento das cadeias produtivas do Maranhão e o fomento a geração de emprego e renda, ponto fundamental para o desenvolvimento do estado. As ações cooperadas entre as secretarias através do SEPAB são fundamentais para suprir as necessidades de forma mais abrangente e eficaz”.
O secretário da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, informou que a vocação regional e a participação dos setores público, privado e sociedade civil, norteiam as ações voltadas para o desenvolvimento do setor produtivo no estado. “A produção é um dos principais caminhos para o desenvolvimento do nosso estado”, explicou o secretário.
“Esse programa lançado pelo governador Flávio Dino envolve várias secretarias do Estado. E nós, da indústria e comércio vamos articular novos mercados, indústrias, no sentido de melhorar a produção local, e, assim, contribuir para o crescimento do Maranhão, assim como fizemos em Coroatá, no segmento da avicultura”, reforçou o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.
A deputada Valéria Macedo, que representou a Assembleia Legislativa no evento, destacou que a reunião das várias secretarias em torno de um objetivo comum vai potencializar as ações do governo. “É uma grande iniciativa do governo do estado, por adensar as várias secretarias que envolvem a produção. Com a união de todas essas forças, é possível dar ao pequeno e ao médio produtor a oportunidade de crescer no seu local, de produzir, exportar, e fortalecer a economia da cidade em que ele mora”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário