domingo, 24 de janeiro de 2016

Soninha Francine ao 247: “Cunha cai e Dilma fica”

Em entrevista ao jornalista Alex Solnik, do 247, Soninha conta que chegou a ir em uma marcha contra a presidente Dilma na Avenida Paulista, mas se deu conta de que estava no lugar errado: não podia marchar ao lado de Bolsonaro; segundo ela, também "cansa ir para a rua toda hora se você não tem algo que te recompense, que te mostre que valeu a pena ir para a rua"; para Soninha, a onda de impeachment já passou e tudo indica que "Cunha cai e Dilma fica"; ela anuncia que irá se candidatar para vereadora pelo PPS esse ano.
Por Alex Solnik, para o 247 - Soninha Francine se aventurou, até foi espiar a marcha contra a presidente Dilma na Avenida Paulista, mas logo deu meia volta. "Eu estava atrás do reaggae", disse ela nessa entrevista exclusiva a 247, em São Paulo, na Padaria Real, ao lado da MTV, onde ela começou, "mas para chegar até ele eu precisava passar pelo trash metal"!
Ela se deu conta de que estava no lugar errado, não podia marchar ao lado de Bolsonaro e companhia bela. Também entendeu que "cansa ir para a rua toda hora se você não tem algo que te recompense, que te mostre que valeu a pena ir para a rua". Para ela, a onda de impeachment já passou e tudo indica que "Cunha cai e Dilma fica".
Bem humorada, ela contou porque nunca mais pretende voltar à África do Sul nem à Índia, onde, segundo ela, a corrupção faz parte do protocolo. E a surpresa que teve ao tomar conhecimento, na Câmara Municipal, que certos vereadores bancavam campanhas de outros vereadores. Também afirmou que chamar alguém de "lixo" é uma tremenda falta de respeito. "Mas anta é jocoso".
-----------------------------------
Animada para disputar a prefeitura de São Paulo mais uma vez?
Não. Eu estaria, mas vou sair para vereadora pelo PPS.
O que acha desse leque de candidatos?
Ninguém me anima.
Eu não acredito que o PSDB vai sair de João Dória Jr.!
Eu acredito... eu acredito...Nenhum deles me anima. Eu adoraria votar no Eduardo Jorge. Meu candidato dos sonhos. Ainda que os outros me animassem...eu não vou poder votar nele porque duvido que o PV o lance como candidato... Entre os outros, vou te falar... entre Haddad... Russomano, só não vai se for impedido... Feliciano, não sei se vai ou não vai... se tiver esses aí e a Marta no PMDB... olha o que eu estou dizendo... Marta no PMDB... não no primeiro turno, mas no segundo eu acho que preferiria ela.
Segundo turno vai dar Haddad contra Marta?
Não sei... não faço a menor ideia...
O que mais me espanta é o João Dória Jr.... não me espanta porque ele tem um esquema de grana pronto...
Porque ele tem aquela visão que algumas pessoas têm...que o setor público precisa de gente do setor privado... o que é uma puta bobagem! Falta muito inteligência... não vou dizer sabedoria porque não é o caso... do setor privado no setor público, mas se jogar alguém do setor privado no setor público ele espana!
Voto ele não tem...
Voto ele não tem... tem o eleitorado conservador que simpatiza com ele.
E o Datena?
O Datena não vai. Vai largar o emprego dele de 400 paus por mês?! Maluf deu essa cutucada. Não é nem questão de grana, ele nem precisa mais de dinheiro, mas por que vai se meter a roubar? Para que vai ser vidraça, caceta???
Mas não vale a pena aparecer no horário eleitoral em rede, em todos os canais?
O programa dele dá mais ibope que o horário eleitoral. Ele mais perde do que ganha. Vai ficar dois meses fora do ar o programa dele...não vai ganhar merchandising...a menos que seja por vaidade, porque essa não tem preço. Ele não vai ganhar mais dinheiro sendo candidato, ele não vai ganhar mais audiência sendo candidato...
Você acha que o impeachment já era?
A opinião pública já encheu o saco... já não está mais a fim...já cansou... essa onda passou... o pessoal cansou... cansa ir para a rua toda hora se você não tem algo que te recompense. Que te mostre que valeu a pena ir para a rua.
E outra: não dá para ir à rua junto com o Bolsonaro, dá?
Não dá! Eu me senti, quando eu fui na Paulista, parecia que eu tinha ido, assim, sabe quando você vai a um festival de música super eclético? Eu queria ver o reaggae...mas eu tinha que passar pelo trash metal! Eu querendo ir lá pela paz e os caras pintados para a guerra! É foda! Então desanima.
Os Bolsonaro é que estão atiçando essa fogueira...
Não são só eles, mas eles também. Eles são salientes. Eles gostam de ser salientes. Porque tem uma porrada de gente convocando para as passeatas que não quer ser a pessoa física que chamou a passeata.
E Brasília, hein? Isso que a gente viu acontecer na Câmara dos Deputados com o Eduardo Cunha... venda de MP... jabutis por todo canto... é coisa que nunca se viu antes, não é?
Vender MP... essa é boa! Vender texto de MP... olha, mesmo tendo sido vereadora... eu pensei que já tinha visto de tudo... um dia eu vou fazer um catálogo da desonestidade de A a Z. Tipo os verbetes, assim, uma história em quadrinhos... porque é sofisticado o negócio...
Como o Cunha se aguenta tanto tempo depois de tantas acusações pesadas e provadas?
O que acontece? O que sustenta uma pessoa fora o dinheiro dela? É a dependência, né? A cadeia de dependência. Isso na Câmara Municipal de São Paulo eu vi, eu nem imaginava que isso acontecia... até que um dia alguém falou "não, quem elegeu a Claudete foi o Carlinhos"... Carlinhos é um outro vereador. "Peraí, como assim, quem elegeu a Claudete foi o Carlinhos"? "Não, é porque o Carlinhos bancou a campanha da Claudete". O Antônio Carlos Rodrigues, atual ministro dos Transportes, era o presidente da Câmara então. Ele tinha metade da Casa na mão inclusive porque os outros vereadores deviam favores eleitorais a ele. Ele tinha dado dinheiro para a campanha dos colegas! Então, além de tudo que uns sabem dos outros... e todos os rabos presos... "a gente estava junto naquele golpe"... "eu sei o que você fez e você sabe o que eu fiz"... ainda tem esse compromisso de dever favor eleitoral! Sério, eu não imaginava que um vereador pagasse a campanha de outro! Isso, para mim, foi uma das muitas revelações. Carlinhos bancou a campanha da Claudete. Aí a Claudete se torna uma super defensora de Antônio Carlos Rodrigues.
Você acha que o STF vai afastar o Cunha?
Acho que ele cai na Casa mesmo. Chega uma hora que... o Cunha sobreviveu até aqui também porque ele era o fiel de todo mundo. O governo precisava dele para não ter impeachment, a oposição precisava dele para ter impeachment. Então, enquanto isso ele estava seguro... equidistante...ou ele tinha uma vara bem comprida dos dois lados. Estava na corda bamba, mas com uma vara enorme! Mas, aí, se ele perde utilidade para os dois lados, ninguém mais segura ele. Ele tinha essa... muleta.
Mas ele continua importante para o impeachment, veja a influência dele na formação da comissão dos 65. O impeachment precisa dele, ao menos é o que ele tenta fazer parecer.
Mas se o governo ficar mais tranquilo porque não precisa do Cunha...que o governo ainda outro dia nomeou um ministro ligado ao Cunha, caralho! O da Ciência e Tecnologia. Quer dizer, o partido bate no Cunha, mas o governo alivia.
O primeiro absurdo é que muitas vezes as pessoas se esquecem que o Cunha é do partido que é aliado do governo!
E o segundo absurdo é um sujeito, um político eleito, com mandato, mas é uma pessoa física que, a partir de um momento diz assim: eu sou oposição!
E o cara é o presidente da Câmara dos Deputados!
É!
Um poder não pode fazer oposição a outro!
Mas se o governo concluir que se vira com o Supremo e Procuradoria e não precisa mais do Cunha, aí retira o apoio que mantém ali e a oposição descobrir que não adianta manter o Cunha porque ele não garante o impeachment, ou que não precisa mais do Cunha porque existem outros meios para o impeachment aí ele cai. Ele cai, inclusive, pelo aspecto dele. Até seis meses atrás nada o abalava. Agora, a voz continua a mesma... o olhar inabalável... mas os meus cabelos! Ele está perdendo cabelo... está ficando mais magro...tem olheiras... isso denuncia, sabe? Isso denuncia o golpe. Ele não está se sentindo seguro. Ele sabe melhor que a gente aonde a corda vai esgarçando. Acho que cai o Cunha e a Dilma fica!
O que pareceu no ano passado é que o Cunha mandava no país.
Nem tanto, assim também não.
Ele até demitiu ministro! Qual é a leitura que a população faz disso? Que aquele cara manda muito. Até demite ministro.
A população nem sabe disso. O que a população sabe de política? Nome, sobrenome e o retrato. Então se fala muito Eduardo Cunha, Eduardo Cunha, Eduardo Cunha, mas não se fala Renan Calheiros, porra! Ele manda para caralho! É o presidente do Congresso!
Mas ele é discreto. Ele é moita.
Isso é verdade. Comparado com Eduardo Cunha ele é. O Eduardo Cunha é o Feliciano... é o cara que se envaidece... que se apanhar fica feliz. "Isso mesmo"!
E ele dá boas manchetes para os jornais.
E não é só isso. Ele faz questão de ser paladino de alguns temas que não têm nada a ver nem com impeachment nem com a crise energética, e sim com as pautas de comportamento... estatuto da família.... ele é um alvo magnético! É muito fácil disparar no Cunha seja qual for o seu lado! Se você é oposição ou governo, quer dizer...o PPS... especialmente as coordenações temáticas... Mulheres... Diversidade... querem morrer com o Eduardo Cunha! Ele incomoda não só a base do governo quando ele vai lá e diz "eu sou oposição", ele incomoda todo mundo! Ele consegue ter todo mundo contra! O movimento feminista contra ele! Então, ele é saliente, isso é verdade, ele é saliente! Ele manda muito, mas parece que ninguém manda tanto quanto ele!
----------------------------------
Não sabia que você tinha feito Cinema na ECA.
Fiz. Levei oito anos. Ninguém faz Cinema em quatro anos. É um curso quase semi período integral. Ou você vive de mesada ou você trabalha e não consegue fazer a faculdade no período normal. Eu trabalhava na MTV já. Quer dizer, do segundo ano em diante eu trabalhava na MTV. Eu tinha que encaixar a faculdade nos intervalos do serviço ou seja, você vai fazendo, esticando. E olha, acho que metade da minha turma nem terminou. Desencana.
Se tem alguma profissão que não precisa de diploma é Cinema.
Exatamente.
É bom porque tem o equipamento para mexer e tem o meio, para você se enturmar. Mas é só. Ninguém pede diploma quando contrata para um filme.
Eu precisei do diploma agora para ser contratada, acredita?
Aonde?
No governo do estado. Não serviu o meu certificado de graduação da USP. Que sempre valeu como comprovação de conclusão de curso superior em todos os lugares, inclusive no governo do estado, em outra secretaria. Dessa vez eu apresentei o certificado de conclusão de curso e disseram não, tem que ser o diploma. Eu falei: mas eu não tenho o diploma. Para que que eu vou pegar diploma de Cinema? Sempre valeu o certificado de graduação! Não é que eu tirei um certificado na Bolívia! Eu fiz a Universidade de São Paulo! Do governo do estado de São Paulo! E eu preciso ir lá, pessoalmente, requisitar o diploma físico para entregar no outro órgão do governo. Não, olha, poder público você passa muito nervoso! Quem usa poder público de vez em quando, vai lá, paga uma conta...tudo bem... agora, quando você vive dentro dele... é de enlouquecer! Nenhuma empresa privada se sustentaria com o estilo da administração pública! Nenhuma! Todas quebrariam!
Será que só no Brasil é assim?
Brasil... Portugal...Eu li o livro de um casal português que comprou uma quinta caindo aos pedaços para reformar e recuperar. Nossa, como eles se foderam! O livro é divertidíssimo. Era um casal de ingleses, eu acho. A cultura cartorial deles é de onde viemos. O casal enlouquece indo no cartório! Eles precisavam tirar o telhado que estava podre, caindo. Tem que ter a planta original da casa conforme registrada no século 18! E a Índia também!
A Índia é assim é?
A Índia é pior! A Índia é um pesadelo! Já foi para lá?
Nunca. Cabral é que foi, depois de descobrir o Brasil.
O filho da mãe cagou tudo! A Índia é terrível! Na Índia a corrupção quase faz parte do protocolo. Você não dá dois passos sem...
Molhar a mão de alguém?
É tudo! É o presidente, o vice-presidente, o superintendente, o gerente, o porteiro, o manobrista... Corrupção institucional... a gente não chega nem perto deles!
Você ficou quanto tempo lá?
Foram duas passagens. Na ida e na volta do Nepal. Eu fui ao Nepal, na verdade. E a passagem mais barata era São Paulo – Johanesburgo – Mumbai – Nova Deli – Katmandu. E a gente se deu mal na ida e na volta na Índia. Na verdade, na ida foi por causa da Índia. Na volta foi na Índia. A gente perguntou mil vezes em São Paulo, no consulado da Índia se precisava tirar visto para entrar na Índia. Disseram que não, a Índia é só uma conexão para ir ao Nepal, vocês nem saem do aeroporto. Quando a gente desembarca em Johanesburgo, na verdade quando a gente vai embarcar sentido Bumbai o cara olha o passaporte e diz: "vocês não vão embarcar". "Como assim"? "Vocês não têm visto de entrada na Índia". "Mas a gente se informou e disseram que não precisava". "Precisa. E se eu deixar vocês embarcar eles vão mandar vocês de volta, nós vamos ter que trazer vocês de volta". Não conseguimos embarcar. Ficamos em Johanesburgo, eu acho que não deve ter melhorado muito, não... era uma cidade caríssima, muito mal vivida. A gente teve que pegar visto de entrada para a Índia em Johanesburgo. Ótimo! "O consulado funciona de segunda, quarta e sexta das 2 às 5 da tarde", uma coisa horrorosa. A gente teve que ficar dias em Johanesburgo só para conseguir um visto que eles tinham dito que não precisava. Em Johanesburgo a gente começou a se foder por causa da Índia. Tiramos o visto e tal. Na volta, na verdade não foi culpa da Índia propriamente, mas teve uma tempestade monstruosa, fim do mundo em Nova Deli. Foram cancelados todos os voos que decolavam a partir das 10 da noite. Todos! Imagina como ficou aquele aeroporto! Tipo Terminal do Jabaquara no carnaval! Uma coisa medonha! E aí as companhias aéreas, mal e mal, conseguiram mandar todo mundo para o hotel. Mas nisso você está lá no tumulto esperando qual é o seu ônibus da sua companhia aérea para o hotel e tem gente que passa e agarra a sua bagagem, mas não é para roubar, é para te extorquir! O cara pega a sua mala e diz "eu levo, eu levo"... "não, não precisa"... "não, eu levo"... e o cara sai correndo com a sua mala! E ele pode pôr a mala no ônibus errado também! Na volta, então foi isso, o voo em Nova Deli não saiu... mas imagina que as conexões eram Mumbai-Johanesburgo-São Paulo e todas elas foram derrubadas. A gente pernoitou em Nova Deli e no fim do dia seguinte conseguiu chegar a Mumbai. Isso quando o nosso avião já tinha ido embora há dois dias. Em Mumbai a companhia aérea largou a gente, tipo "foda-se"! Jogaram a gente num muquifo! Eu não ligo o hotel ser simples, mas era uma pocilga! Você ouvia os camundongos! Você olhava e dizia o que foi aquilo se mexendo? É um camundongo! Uma coisa horrorosa, horrorosa, horrorosa! África do Sul e Índia... só faltou a China e a Rússia para a gente conhecer os BRICS em toda a sua... cagada! A Rússia e a China com certeza também não deixam por menos!
Deve ser igual ou pior.
Corrupção... desconfiança... repressão...
Sabe como era a corrupção no Império Romano? Os soldados davam grana aos superiores para se livrarem de tarefas de que não gostavam para tirarem folga e assim terem tempo para roubar. Os superiores sabiam que os soldados tiravam a folga para roubar mas ficavam na moita porque quanto mais os soldados roubassem mais grana teriam para dar aos superiores. Os comandantes davam as missões mais espinhosas para os soldados ricos, pois sabiam que para se livrarem delas eles seriam muito bem pagos. A corrupção se chamava "barataria".
Ah, é?
Isso no tempo dos visigodos, 600 d.C. e as punições eram afogamento, soterramento, guilhotina, forca, fogueira etc.
E no entanto... É como a pena de morte por tráfico de drogas na Indonésia. É um lugar onde o tráfico é violentíssimo! E é onde tem pena de morte para traficante!
É impressionante como a corrupção não acaba! Em 92, o Collor foi cassado, pensamos que a corrupção acabou, mas que nada. Não acabou nem a corrupção, nem o Collor...
O Maluf, né? Não acaba nunca o Maluf! Ninguém acaba com essa pessoa!
É uma conspiração bem armada, não é tão simples destruir.
É que nem o antidoping, por exemplo. O doping sempre vai estar na frente do antidoping. Sempre! A corrupção, tudo bem, é invencível? É. Mas não precisa facilitar também, como a gente faz por aqui. Porque tem a própria regra do jogo. A gente aqui é rei em criar dificuldade. É um puta negocião vender facilidade. É como o comandante dando a pior tarefa para o soldado. A gente vende dificuldade em escala faraônica!
-----------------------------
O que você faz na Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual de São Paulo?
O foco é garantir que todos os órgãos públicos tenham, cada um na sua competência, políticas para a promoção da igualdade LGBT, garantia de direitos iguais e combate à discriminação. Isso significa que você discute com a Educação, por exemplo, como é que você garante que os professores tenham bom preparo para lidar com esse assunto em sala de aula e para lidar com as famílias ou como devem ser matriculadas as travestis.
Você recebe queixas?
Recebo. Tem menos do que deveria. Com certeza tem mais fato do que queixa. Porque tem uma lei em São Paulo que pune administrativamente a discriminação por homofobia ou transfobia, praticada por pessoas físicas ou jurídicas. Se você foi discriminado num supermercado pode fazer denúncia pela 10.948. Uma das nossas grandes tarefas é divulgar a lei. Para as pessoas saberem que existe uma lei. Uma coisa é o crime propriamente dito, você pode ir à delegacia e dizer "fui agredido", mas tem a outra homofobia, que não chega a configurar um crime, porque isso ainda não passou no Congresso, tem várias formas de discriminação por homofobia, mas que não configuram crime. Nessa hora a lei garante. Então, se num bar o garçom diz "está tudo lotado" a um casal de lésbicas, por exemplo ou se uma transexual chega num lugar e para ela é mais caro ela pode usar a 10.948 em sua defesa. Cabe multa, cabem várias penalidades. E no caso de a pessoa querer mover processo de indenização por danos morais e já tiver obtido uma vitória na 10.948, claro que isso pesa no pleito.
É uma lei estadual?
É uma lei que fez 14 anos agora, é uma lei do Renato Simões...projeto de lei do Renato Simões...
Do PT, não é?
Sim... que foi sancionado pelo Alckmin...um dos casos cada vez mais raros de entendimento entre PT e PSDB...
A que leva essa briga eterna do PT com o PSDB?
A uma paralisia... Mas nem todos brigam. A Dilma trata Fernando Henrique com respeito e deferência.
Aliás, graças a ele a maconha já está quase liberada no Brasil...
Mas não a venda... essa é que é a merda... quem tem o monopólio é o crime! É ridículo! O monopólio é do crime! Todo monopólio é nocivo... quando é do crime então...é muita estupidez!
Falta respeito no Brasil, não acha? A falta de respeito com a Dilma é demais. "Idiota". "Anta". Ela é a presidente da República.
Anta não me incomoda. Anta eu acho jocoso. Eu digo anta de qualquer pessoa. "Esse Bush é uma anta"!
Chamar o cara de outro país tudo bem, mas chamar a presidente do seu país? É uma falta de respeito com você mesmo.
Anta não me incomoda. É uma coisa que eu talvez dissesse. A mulher é uma anta mesmo. Por escrito possivelmente não. Mas numa conversa, sim. Agora... "fulano é um lixo"! Aí não dá! "É um lixo"! Chamar uma pessoa de "um lixo" é foda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário