quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Agropolo da Ilha de São Luís recebe incentivos do Governo do Estado

 
A implantação do Agropolo da Ilha, que será referência para os demais do estado, está em andamento. Produtores dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, envolvidos com o projeto, estão tendo incentivos do Governo do Estado. Entre os benefícios eles receberam sementes de milho, frutas e hortaliças.
É o caso de Zé Maria Saffarella, produtor que há cinco anos chegou a São Luís e produz hortaliças como alface, agrião, cebola e quiabo, além de milho e frutas em uma área de quatro hectares no bairro da Vila Esperança. Sua propriedade foi selecionada para ser uma das Unidades de Referência Produtiva (URPs) do Agropolo da Ilha.
“Das visitas e das conversas que a gente teve, já se percebe que existe uma vontade de fazer, o que é muito importante. Existem condições de produzir mais; aqui se produz de tudo, o ano todo, principalmente folhagens. A gente acredita neste projeto e espera muito mais”, disse Zé Maria, que recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), que apresentaram o projeto e disponibilizaram sementes.
Os agropolos são espaços geográficos, nos quais produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados desenvolvem ações, de forma integrada, para desenvolver suas vocações produtivas e para fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo.
O trabalho, voltado para as 10 cadeias produtivas definidas como prioritárias pelo programa “Mais Produção”, será realizado de acordo com a vocação de cada agropolo. No polo da Ilha, o foco será na hortifruticultura e na criação de aves.
Infraestrutura
O primeiro agropolo do projeto tem duas centrais, sendo a primeira de processamento de hortaliças e polpa de frutas e a segunda de produção de mudas hortícolas e frutíferas com minifábrica de biofertilizante, minifábrica de compostagem, minhocário e estufas, matadouro de aves com padronização de cortes. Os produtores terão acesso a assistência técnica e qualificação em gestão para os produtores.
O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser ressaltou que o objetivo dos agropolos é realizar a integração produtiva entre agricultores de uma região, a partir de um produto com potencial de mercado.
“Estamos incentivando produtores com perfil e vontade de crescer para que suas propriedades sejam referências e dali se disseminem conhecimentos que ajudarão o Maranhão a alcançar um novo patamar tecnológico em sua produção, evoluindo em quantidade e qualidade e gerando mais possibilidades de crescimento para a população rural, que vai contar mais emprego, renda e qualificação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário