A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), representada pelo presidente Gervásio Santos, marcou presença na solenidade de inauguração da galeria de diretores do Fórum Desembargador Sarney Costa, ocorrida na manhã desta quinta-feira (18). A cerimônia, no hall térreo do Fórum de São Luís, reuniu homenageados, familiares dos diretores já falecidos, desembargadores, juízes, servidores do Judiciário e outros operadores do Direito.
Além de resgatar a história do órgão, desde a inauguração da sede definitiva, no bairro do Calhau, em 1988, a iniciativa presta homenagem aos magistrados que dirigiram o fórum ao longo de quase 30 anos e ajudaram a construir a história da instituição. Integram a galeria 17 ex-diretores.
Dentre os presentes na cerimônia, esteve o primeiro diretor do Fórum na área criminal, José Ribamar Andrade, com 90 anos de idade e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). “Sinto-me um homem feliz e realizado, na plenitude da minha vida pessoal; que começou a vida profissional como advogado e chegou até desembargador”, disse, emocionado ao receber a condecoração.
Durante a cerimônia, o presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, elogiou a iniciativa da Diretoria do Fórum de São Luís em criar a galeria que, segundo ele, além de homenagear os magistrados pelos relevantes serviços prestados na administração do órgão, faz o resgate e registro da memória do Judiciário maranhense. “Se fôssemos fazer isso daqui a 30 anos não teríamos mais essas informações. Quando formos escrever a história daqui a 40 ou 50 anos já temos parte dela registrada nesta galeria”, acrescentou.
O presidente da AMMA, Gervásio Santos, também se manifestou durante a cerimônia, destacando que está sendo escrita mais uma página na história do Judiciário maranhense e que a Galeria dos Presidentes é um reconhecimento ao trabalho de todos os magistrados, de ontem e de hoje, que não medem esforços para melhorar os serviços prestados pelo Fórum de São Luís.
Gervásio destacou que, para ele, é mais que uma satisfação, na verdade, é um orgulho, na condição de representante da AMMA, participar da solenidade, pois é ciente do compromisso dos juízes em prestar um serviço de qualidade à sociedade. Destacou os avanços obtidos no Fórum, hoje melhor equipado, mas afirmou que mesmo assim, a magistratura maranhense continua firme no propósito de avançar cada vez mais. “Um dia, nós ainda haveremos de chegar ao nível ideal”, afirmou.
PLACAS
Ao homenagear os ex-diretores, com a entrega de placas, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, destacou a importância do trabalho realizado por cada um na gestão do fórum. “Que as novas gerações se inspirem na capacidade de trabalho, no talento e no profissionalismo dos que administraram o órgão”, destacou na homenagem. As placas foram entregues também pelo presidente do TJMA e pelo presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Gervásio dos Santos.
O atual diretor e um dos homenageados, Sebastião Lima Bonfim, em seu discurso fez um resgate da história do fórum que ele volta a administrar pela quarta vez (biênio 2016/2017). “Essa árdua tarefa, como conhecido daqueles que já a desempenharam, exige muito além da dedicação de horas a mais de serviço; exige entrega”, disse. O magistrado ressaltou que reconhece nessa tarefa um desafio assumido no sentido de otimizar as condições de trabalho e permitir a promoção contínua do efetivo acesso à prestação jurisdicional. “Notadamente se considerado que tal garantia constitucional não se implementa, muito menos satisfatoriamente, se não houver recursos físicos, humanos, tecnológicos, financeiros e materiais que lhe sirvam de suporte”, acrescentou Sebastião Bonfim.
Helena Barros Heluy, viúva do juiz José Ribamar Goulart Heluy, primeiro diretor do fórum, na área cível, em 1988, destacou, durante a cerimônia, que a galeria é uma iniciativa louvável da atual diretoria do órgão em manter viva a memória dos magistrados que administraram o fórum. “Essa importância se torna maior na medida em que, preservando essa memória, faz-se a história de uma forma real e, sobretudo, o reconhecimento ao trabalho que eles realizaram”, enfatizou.
Histórico
Construído em 1988, no bairro do Calhau, o fórum teve, simultaneamente, como diretores na primeira gestão os juízes José Ribamar Andrade (criminal) e José Ribamar Goulart Heluy (cível). No ano seguinte o órgão passou a ser dirigido pelo juiz Antônio Carlos Medeiros, até 1991. Foram gestores também os então juízes e depois desembargadores Madalena Alves Serejo, Nelma Celeste Sarney, Raimundo Freire Cutrim, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Megbel Abdala Tanus, José Bernardo Silva Rodrigues, João Santana Sousa e Raimundo José Barros de Sousa.
O fórum teve como diretores também os juízes Raimundo Moraes Bogéa, Jesus Guanaré de Sousa Borges, Alexandre Lopes de Abreu, Alice Prazeres Rodrigues e Osmar Gomes dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário