terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Prefeitura promove seminário sobre alfabetização para professores do 1º ano do Ensino Fundamental

Prefeitura promove seminário sobre alfabetização para professores do 1º ano do Ensino Fundamental
Cerca de 100 professores que lecionam em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de São Luís participaram nesta segunda-feira (15) do seminário "Alfabetização e Letramento aos seis anos: um desafio da equipe escolar", realizado no auditório do Centro Integrado Rio Anil (Cintra). O objetivo é discutir questões relacionadas a alfabetização de crianças nessa faixa etária e mensurar os resultados, propondo assim estratégias para a melhoria da qualidade da educação no início do Ensino Fundamental.
O evento complementou a carga horária da formação iniciada em 2015 com os alfabetizadores e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho. Ele destacou a política de formação de professores intensificada na atual gestão." Capacitar os nossos educadores é um passo primordial para garantirmos a qualidade da educação e a alfabetização das nossas crianças, que é um dos maiores objetivos do prefeito Edivaldo para a área da Educação. Nesse contexto, ganham os professores, que se sentem mais seguros para lidar com dificuldades que as crianças porventura apresentem no ambiente escolar, e ganham as crianças, que se sentem mais confiantes a partir do incentivo de professores capacitados e atualizados", disse o titular da Semed.
PALESTRAS 
A programação do turno da manhã contou com palestras da coordenadora do núcleo de alfabetização da Semed, Ruth-Ane do Nascimento Oliveira, e da psicopedagoga, neuropsicóloga e mestra em ciência da educação Marilourdes Mussalem, que falou sobre o desenvolvimento infantil à luz da neurologia, destacando como as práticas pedagógicas contribuem com o processo de alfabetização. "Nós não podemos falar de aprendizagem sem falar de neurociência. Conhecer o cérebro é parte primordial para o processo de educação das crianças. É um conhecimento de caráter preventivo que contribui para minimizar os obstáculos no aprendizado da leitura e da escrita, comumente enfrentados no primeiro ciclo da formação dos estudantes", explicou a psicopedagoga.
Para a professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Rosamery Clo Almeida Silva, a formação vai colaborar amplamente com a prática que ela já desenvolve com os 25 estudantes de sua sala de aula. "É a terceira formação que estou participando com esse foco. Sempre que acontece eu me preparo para participar. É um momento de adquirirmos conhecimento e didáticas de ensino, de aprender estratégias que podem ajudar sobretudo aquelas crianças que possuem um pouco mais de dificuldade", pontuou a professora Rosamery.
A U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho (Turu) foi outra escola que enviou representantes para a formação. Além dos titulares das turmas de 1º ano, participaram da formação os professores das salas de recurso e das turmas bilíngues, que têm aulas em Português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). "O nosso propósito é o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem para os nossos estudantes. A partir da dedicação dos nossos professores, e da constante busca que eles fazem pelo conhecimento, tivemos evidentes melhoras e já tivemos textos coesos e coerentes elaborados por crianças de seis anos, mostrando que elas estão desenvolvendo bem suas habilidades", afirmou a gestora da unidade de ensino, Luzinélia Ribeiro.

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