Cerca de 100 professores que lecionam em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de São Luís participaram nesta segunda-feira (15) do seminário "Alfabetização e Letramento aos seis anos: um desafio da equipe escolar", realizado no auditório do Centro Integrado Rio Anil (Cintra). O objetivo é discutir questões relacionadas a alfabetização de crianças nessa faixa etária e mensurar os resultados, propondo assim estratégias para a melhoria da qualidade da educação no início do Ensino Fundamental.
O evento complementou a carga horária da formação iniciada em 2015 com os alfabetizadores e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho. Ele destacou a política de formação de professores intensificada na atual gestão." Capacitar os nossos educadores é um passo primordial para garantirmos a qualidade da educação e a alfabetização das nossas crianças, que é um dos maiores objetivos do prefeito Edivaldo para a área da Educação. Nesse contexto, ganham os professores, que se sentem mais seguros para lidar com dificuldades que as crianças porventura apresentem no ambiente escolar, e ganham as crianças, que se sentem mais confiantes a partir do incentivo de professores capacitados e atualizados", disse o titular da Semed.
PALESTRAS
A programação do turno da manhã contou com palestras da coordenadora do núcleo de alfabetização da Semed, Ruth-Ane do Nascimento Oliveira, e da psicopedagoga, neuropsicóloga e mestra em ciência da educação Marilourdes Mussalem, que falou sobre o desenvolvimento infantil à luz da neurologia, destacando como as práticas pedagógicas contribuem com o processo de alfabetização. "Nós não podemos falar de aprendizagem sem falar de neurociência. Conhecer o cérebro é parte primordial para o processo de educação das crianças. É um conhecimento de caráter preventivo que contribui para minimizar os obstáculos no aprendizado da leitura e da escrita, comumente enfrentados no primeiro ciclo da formação dos estudantes", explicou a psicopedagoga.
Para a professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Rosamery Clo Almeida Silva, a formação vai colaborar amplamente com a prática que ela já desenvolve com os 25 estudantes de sua sala de aula. "É a terceira formação que estou participando com esse foco. Sempre que acontece eu me preparo para participar. É um momento de adquirirmos conhecimento e didáticas de ensino, de aprender estratégias que podem ajudar sobretudo aquelas crianças que possuem um pouco mais de dificuldade", pontuou a professora Rosamery.
A U.E.B. Dra. Maria Alice Coutinho (Turu) foi outra escola que enviou representantes para a formação. Além dos titulares das turmas de 1º ano, participaram da formação os professores das salas de recurso e das turmas bilíngues, que têm aulas em Português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). "O nosso propósito é o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem para os nossos estudantes. A partir da dedicação dos nossos professores, e da constante busca que eles fazem pelo conhecimento, tivemos evidentes melhoras e já tivemos textos coesos e coerentes elaborados por crianças de seis anos, mostrando que elas estão desenvolvendo bem suas habilidades", afirmou a gestora da unidade de ensino, Luzinélia Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário