O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), deu início à segunda etapa das obras de despoluição da Lagoa da Jansen. Na primeira fase da obra, foram retirados 12 pontos de lançamento de esgoto. Nesta segunda etapa, serão retirados os 15 pontos restantes, resultando na despoluição da Lagoa da Jansen. A obra faz parte do Programa ‘Mais Saneamento’, lançado pelo governo Flávio Dino no ano passado.
A Companhia está trabalhando na construção de 45 poços de visita, 750 metros de rede coletora de 150 mm, e 220 ligações de esgoto. A Caema também vai melhorar a drenagem de um canal nas proximidades da Ilhinha. “Nós vamos evitar que esse esgoto seja lançado no canal e vamos direcioná-lo para nosso interceptor”, informou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caema, José Luís Bastos.
O valor do investimento da segunda fase da obra, juntamente com a melhoria do canal, será de R$720 mil. A previsão de conclusão é para o mês de junho de 2016. “Até junho, nós retiraremos todos os pontos de lançamento de esgoto e a Secretaria de Infraestrutura está dando uma solução definitiva para a questão das comportas que fazem a ligação da Lagoa com o mar, para permitir a renovação da água”, afirmou o presidente da Companhia, Davi Telles.
Davi Telles afirmou que, além disto, a Caema está providenciando a licitação para começar com o procedimento de biorremediação, que são os microrganismos que farão o processo de retirada do esgoto que já está sedimentado na Lagoa.
Davi Telles afirmou que, além disto, a Caema está providenciando a licitação para começar com o procedimento de biorremediação, que são os microrganismos que farão o processo de retirada do esgoto que já está sedimentado na Lagoa.
“Com estas ações conjuntas, em poucos meses nós vamos garantir condições bem melhores do ponto de vista de qualidade da água da Lagoa, viabilizando, assim, atividades que não são hoje praticadas, como esportes náuticos, e incrementando, também, ente outras coisas, o turismo nesta área”, ressaltou Davi Telles.
Mais Saneamento
O Programa ‘Mais Saneamento’ foi lançado pelo governador Flávio Dino em agosto de 2015, com o início da obra de despoluição da Lagoa. Na ocasião, o governador anunciou, também, a despoluição dos rios Pimenta e Claro para garantir melhoria da balneabilidade das praias de São Luís.
Executada pela Caema, a despoluição do Rio Pimenta já está perto de conclusão, com 95% dos pontos de lançamento de esgoto retirados. As obras do Rio Claro, no Olho d’Água, tem previsão de conclusão para 90 dias e as obras no Rio Calhau têm previsão de início em 90 dias.
Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas obras de saneamento nesta etapa do ‘Mais Saneamento’. O programa tem a meta de elevar o nível de tratamento de esgoto de São Luís, de 4% para 70% até o final de 2018, com a construção de mais de 40 estações elevatórias, de mais duas grandes estações de tratamento de esgoto, a ampliação das estações já existentes e a implantação de redes coletoras de esgoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário