sábado, 2 de abril de 2016

Lula: Temer precisa aprender sobre eleições; vice responde: 'Não há golpe'

 Ex-presidente discursou em palanque em Fortaleza, no Ceará
RIO — O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, em Fortaleza, que o vice-presidente da República, Michel Temer, precisa “aprender” sobre as eleições, e que há um golpe em curso contra a presidente Dilma Rousseff. Procurada, a assessoria de imprensa de Temer disse que, "justamente por ser professor de direito constitucional, Michel Temer tem ciência de que não há golpe em curso no Brasil".
— Eu perdi muitas eleições. E eu quero que ele [Temer] aprenda sobre as eleições. O Temer é um professor de direito e sabe que o quê estão fazendo é um golpe. E isso, ele sabe que vão cobrar é dos dos filhos dele, é do neto dele amanhã. Porque a forma mais vergonhosa de chegar ao poder é tentar derrubar um mandato legal — disse Lula, mais cedo.

ADVERTISEMENT

O ex-presidente disse ainda que o país vive um "clima de ódio" nunca visto antes e que "defender o impeachment" da presidente Dilma Rousseff é agir "como golpista", segundo o G1. Lula participou de ato contra o impeachment ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana, e outros petistas.

— Eu estou estranhando um pouco o que está acontecendo no nosso país. Eu completei 70 anos de idade. Vivo nesse país fazendo política e nunca vi um clima de ódio estabelecido no país como está estabelecido agora. Aqueles que amam a democracia, aqueles que gostam de fazer política [...] querem que se respeite a coisa mais elementar, que é o respeito ao voto popular que elegeu a Dilma — discursou o ex-presidente.
Para ele, ainda segundo o G1, Dilma não deveria ser afastada do cargo porque não cometeu crime de responsabilidade.
 
— Foi só a Dilma começar a andar de bicicleta que eles inventaram as pedaladas. Ninguém aqui é contra o impeachment que está na Constituição, mas tem que ter base legal, crime de responsabilidade. E a companheira Dilma não cometeu crime de responsabilidade. Por isso, defender impeachment é ser golpista — defendeu Lula.
Lula disse também que espera a autorização do Supremo Tribunal Federal para assumir a Casa Civil. A nomeação do ex-presidente foi barrada por liminar do ministro Gilmar Mendes. O plenário da Corte ainda vai decidir se Lula pode ou não assumir o ministério.
— Na quinta-feira, se tudo der certo, se a Suprema Corte aprovar, eu estarei assumindo o ministério — disse Lula. — Eu vou estar no ministério para ajudar a companheira Dilma. Nadar de mão dada com ela, para criar condições para melhorar a cidadania no Ceará. Fazer o cinturão das águas, que era uma coisa que tinha acertado com o Cid [Cid Gomes, ex-governador do Ceará].

Nenhum comentário:

Postar um comentário