domingo, 10 de abril de 2016

Prefeitura beneficia mais 30 mil famílias com produtos do Programa de Aquisição de Alimentos

 

Prefeitura beneficia mais 30 mil famílias com produtos do Programa de Aquisição de AlimentosMais de 30 mil famílias na capital já foram beneficiadas com a distribuição de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desde seu início, em maio passado. A ação da Prefeitura de São Luís vai completar um ano de atividades e prepara a segunda fase, com o cronograma 2016. O objetivo do prefeito Edivaldo com a execução do programa é melhorar a vida da população, com alimento de qualidade, e promover também a inclusão social e econômica dos produtores rurais. 
"Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conseguimos implantar uma importante politica pública para a população e pontuar em dois campos: o incentivo ao pequeno produtor rural que tem sua compra garantida e valorizada pela aquisição de seus produtos a preço justo. Segundo, temos na ponta milhares de famílias em situação de vulnerabilidade sendo beneficiadas com o direito garantido ao alimento saudável. A geração de emprego, renda e o resgate da dignidade das pessoas, tudo com um só programa", relembrou o prefeito Edivaldo. 
No programa são distribuídos hortifrutis – frutas, verduras e legumes – além de frango, farinha e mel. “Este programa, executado por determinação do prefeito Edivaldo, tem grande alcance social e atende pessoas em vulnerabilidade alimentar e nutricional”, ressalta a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro.
CADASTRO
Está em elaboração o planejamento das estratégias para cadastro de novos agricultores. Serão 178 incluídos no programa para a fase 2016. Na primeira etapa participaram produtores das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru. “O novo plano operacional para este ano será enviado pelo governo federal e estamos iniciando as estratégias seguindo esse direcionamento”, disse a coordenadora do PAA/São Luís, Fernanda Buzar. A coordenadora explica ainda que todos os critérios do programa são delimitados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
 
Uma das exigências para inclusão no PAA é possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Pronaf tem como objetivo estimular a geração de renda e emprego pelo financiamento das atividades e serviços rurais agropecuários, e também não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural. O MDS determina ainda que do total de vagas, 40% sejam ocupadas por mulheres.
ALIMENTO
O alcance social e os benefícios do programa são constatados com a satisfação de quem recebe os alimentos. A aposentada Maria dos Santos Câmara, de 55 anos, foi uma das beneficiadas com o programa na distribuição realizada na última quarta-feira (6), na comunidade Portelinha, bairro Altos do Calhau. “Esses alimentos são importantes para quem muitas vezes não tem o que comer. Parabéns ao prefeito Edivaldo”, relatou. Foram 200 contemplados com as cestas de alimentos distribuídas na sede da congregação Portões Celestiais.
A recepcionista Joana de Jesus Figueiredo, de 45 anos, agradeceu pelos alimentos do programa. “É uma ajuda muito importante para a comunidade”. Já para Antônia Maria de Jesus Almeida, de 39 anos, os alimentos chegaram na hora certa. “É sempre bom porque a gente não tem tanta condição de compra e já guarda o dinheiro para outras necessidades”, pontuou. Este ano, o PAA já realizou distribuições nos bairros Bacanga, Vila Nova, São Francisco e São Raimundo.
PARCERIAS
A execução do PAA é articulada em parceria com a Agricultura e Pesca (Semapa), Assistência Social (Semcas) e demais secretarias ligadas à política de Segurança Alimentar. O programa tem ainda participação efetiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e é realizado com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Em São Luís é aplicada a modalidade Doação Simultânea, onde a Prefeitura adquire os produtos diretamente dos agricultores e distribui às famílias cadastradas nos 20 Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade. Para execução do PAA, a Prefeitura firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que garante os recursos.
PROJETO PREMIADO
 
O prefeito de São Luís, Edivaldo, recebeu no dia 31 de abril, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), concedido pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA) a gestores municipais de todo o Brasil que implementaram projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. A solenidade foi realizada no centro de convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma).
A Prefeitura de São Luís participou na categoria "Pequenos Negócios no Campo" com o projeto "Fomento aos Negócios do Campo" que beneficia 300 pequenos agricultores e mais de 30 mil pessoas. Inserido no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a ação tem como objetivo a inclusão social e econômica inédita na capital, tendo como foco transformar a vidas das pessoas e das comunidades da zona rural, no que se refere à qualidade de vida, por meio de qualificação profissional, mais trabalho, saúde e educação. Após ser vencedor da etapa maranhense, o prefeito Edivaldo já está habilitado a participar da edição nacional. A divulgação do prêmio será no dia 10 de maio em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário