Os moradores do Residencial Piancó 7 e 8, do programa "Minha Casa, Minha Vida, já realizaram o sonho da casa própria. Capacitar os moradores com ações nas áreas de educação, geração de renda e gestão comunitária. É este o novo propósito da Prefeitura de São Luís, por meio do Trabalho Técnico Social, lançado pelo prefeito Edivaldo, no último 16 de abril, com ampla oferta de cursos gratuitos.
O prefeito Edivaldo destacou que além da construção de novas unidades, o projeto habitacional da Prefeitura cria oportunidade de capacitação profissional. “O nosso objetivo é proporcionar moradia de qualidade e capacitação para desenvolver uma estratégia viável para geração de renda. Ofertamos também aos estudantes curso preparatório para prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para a universidade”, disse o prefeito Edivaldo.
A Prefeitura de São Luís oferece nove cursos: pré-vestibular; informática básica; doces finos; corte e costura; corte de cabelo feminino; higiene e manipulação de alimentos; jardinagem/plantas medicinais; rotinas administrativas; preparatório nas áreas de português e matemática. O público do curso pré-vestibular é aquele que tenha interesse de ingressar na universidade e que esteja cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
INSCRIÇÕES
Nesta etapa, as inscrições estão abertas para os cursos de informática, corte e costura, doces finos e pré-vestibular. O plantão para recebimento das inscrições acontece no Centro de Capacitação e Atendimento do Trabalho Social, de segunda à sexta-feira, de 8 às 18h, e no sábado, de 8h às 12h, levando os documentos de identificação.
A dona de casa, Ana Maria de Jesus da Silva, de 34 anos, foi uma das primeiras a se inscrever no curso de corte costura, para o qual foram abertas 25 vagas. Ela já tem planos para o futuro. "Depois do curso pretendo aumentar a renda da família com serviços de costura. Vou fazer isso aqui mesmo onde vivem várias famílias", disse. O curso de corte e costura tem carga horária de 180 horas, divididas em 60 dias, com quatro horas de atividades diárias.
Os moradores têm a oportunidade de capacitação na área de geração de renda, gestão comunitária, entre outras. Maria Antônia Ribeiro, de 28 anos, já garantiu sua vaga no curso de informática. Ela planeja melhorar o currículo com o processo de capacitação e ingressar no mercado de trabalho. “Estamos muito felizes com o projeto”, comemorou.
RESIDENCIAL PIANCÓ
O Residencial Piancó é dividido em sete etapas totalizando 2.144 apartamentos construídos na Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga. O imóvel em condomínio fechado possui seis compartimentos – sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço – sendo beneficiado ainda com área de lazer, guarita e quadra esportiva. O projeto Piancó tem em sua infraestrutura ruas pavimentadas, abastecimento de água, drenagem pluvial e energia elétrica, de acordo com projeto aprovado. No Residencial Piancó 7 e 8 tem 1.810 moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário