O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (SAF/Agerp/Iterma), a partir desta terça-feira (5), vai capacitar técnicos para executarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em benefício dos agricultores familiares, comunidades e povos tradicionais. O CAR é uma ferramenta utilizada para auxiliar o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
O curso tem o objetivo de formar facilitadores para que imóveis rurais sejam inscritos no CAR dando início às ações do fomento do projeto “Sustentabilidade no Campo para a Agricultura Familiar do Maranhão”.
A capacitação tem duração de quatro dias, divididos em aulas teóricas e práticas. Como forma de treinamento e realização do cadastro, as aulas práticas serão realizadas em áreas quilombolas e assentamentos estaduais.
O trabalho possibilita que os técnicos capacitados façam o levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, área de interesse social e de utilidade pública.
O primeiro módulo do curso vai acontecer no município de Caxias, no Território dos Cocais, no período de 5 a 9 de abril. São 25 vagas distribuídas entre técnicos do Mais IDH das regionais de Caxias, Aldeias Altas, Afonso Cunha e São João do Sóter, técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e do Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (Iterma).
Já o segundo módulo será no município de Viana, no Território de Campos e Lagos, no período de 12 a 16 de abril, seguindo as mesmas diretrizes, abrangendo dessa vez, a Regional de Viana, Cajari, Pinheiro, Pedro do Rosário, Bacabal, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena.
Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, é de competência da SAF tratar as políticas públicas para a Agricultura Familiar, com a chance de avançar ainda mais com ainda mais com o CAR, agregando ao Cadastro Ambiental Rural outras políticas para esse público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário