sábado, 28 de maio de 2016

Governo articula instalação de empresa produtora de tomates no Maranhão

Secretário Márcio Honaiser em reunião com representantes do Grupo Plantec. Foto: Divulgação
 
O tomate é uma das hortifrútis mais consumida pelos maranhenses, embora a maior parte dos produtos que hoje são comercializados nos supermercados sejam produzidos em outros estados. Para incentivar a produção agrícola no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), está incentivando a retomada da produção desse e de outros itens no estado, o que contribuirá com uma redução do preço desses produtos, além da geração de emprego e renda para os maranhenses.
Para incrementar a produção, a Sagrima está articulando com o Grupo Plantec, especializado em atividades de produção, beneficiamento e comercialização de tomates, a instalação de uma unidade de produção no estado. Representantes da empresa, que tem sede no Espírito Santo, visitaram diversos municípios, como Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Sucupira do Norte, acompanhados de técnicos da Sagrima, na segunda quinzena de maio, para conhecer melhor as potencialidades do estado e avaliar as condições para o cultivo do tomate.
A equipe ficou surpresa com as capacidades de produção do estado. “A impressão que tivemos do Maranhão é totalmente diferente do que se ouvia falar. A gente chegou aqui e viu um estado produtivo, com muita potencialidade de expansão, muita água, solo bom, pessoas trabalhando. Estamos com uma expectativa muito boa e surpresos com as vantagens daqui”, afirmou Alexander Ramalho, um dos representantes do Grupo Plantec.
A empresa pretende, no segundo semestre deste ano, testar dez variedades de tomate em solo maranhense para escolher o tipo que será cultivado em larga escala no estado a partir do ano que vem. Atualmente, o Grupo Plantec fornece uma média de 3.500 caixas de tomate por semana para supermercados maranhenses, vindos do Espírito Santo. Com a produção no Maranhão, a tendência é que o preço do item diminua, por conta da redução de gastos com frete.
Representantes do Grupo Plantec e técnicos da Sagrima em visita técnica ao interior do Maranhão. Foto: Divulgação
 
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a chegada desse empreendimento representa um grande avanço rumo à autossuficiência na produção do tomate e de outros hortifrútis. “A presença de uma grande empresa como essa fortalece a cadeia produtiva da hortifruticultura, uma vez que incentiva os agricultores locais a produzirem e fornecerem para a empresa, de forma integrada, além de gerar empregos diretos e indiretos, fomentar a economia local e aumentar a arrecadação do Estado”, destacou.
Estima-se que a instalação do Grupo Plantec no Maranhão possa gerar, em um prazo de dois anos, mais de 400 empregos diretos. Domingos Cesconetti, fundador do Grupo Plantec, também esteve na comitiva que realizou a visita técnica ao estado e elogiou o trabalho do Governo do Maranhão para atrair investimentos. “A equipe da Sagrima foi muito atenciosa conosco, nos acompanhando nas áreas com maior potencial. Tem tudo para dar certo, dependendo apenas do teste para ver qual material se adapta melhor na região”, afirmou o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário