domingo, 22 de maio de 2016

Governo participa de lançamento de nova variedade de arroz em Arari

 

Secretário Márcio Honaiser e chefe geral da Embrapa, Valdemício Ferreira, assistem a palestra de lançamento da BRS Catiana. Foto: Divulgação
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), participou, na sexta-feira (20), do dia de campo promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que lançou a mais nova variedade de arroz irrigado recomendada para o Maranhão, a BRS Catiana.
O evento, realizado com a participação de parceiros como o Governo do Estado, teve a presença de técnicos, produtores e trabalhadores rurais de 15 municípios. Eles visitaram a Estação Experimental da Embrapa Cocais, em Arari, para conhecer a nova cultivar de alta produtividade, que produz grãos do tipo longo fino, mais apreciada pelos consumidores dos centros urbanos e de fácil cozimento.
De acordo com o secretário de Estado Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a retomada da produção de arroz do Maranhão é um dos objetivos do Governo do Estado, que colocou a cadeia produtiva do arroz entre as dez prioritárias do Programa ‘Mais Produção’.
Cultivo de BRS Catiana na Estação Experimental da Embrapa, em Arari. Foto: Divulgação
Cultivo de BRS Catiana na Estação Experimental da Embrapa, em Arari. Foto: Divulgação
“Temos um potencial enorme para produzir arroz e diminuir nossas importações desse item tão importante na mesa dos maranhenses. Estamos trabalhando para criar condições de aumentar essa produção e uma das ações previstas que será promovida ainda este ano é a assistência técnica e gerencial a 300 propriedades, em 20 municípios. E ter uma cultivar adaptada às nossas características é uma grande vantagem”, ressaltou.
Além da explanação acerca da nova variedade, os palestrantes da Embrapa esclareceram ao público questões relacionadas ao manejo e cuidados com a lavoura dessa cultivar, a relevância da pesquisa nas planícies inundáveis do estado e a importância da organização dos agricultores na produção de sementes.
O chefe geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira explicou que a variedade foi trabalhada por 13 anos até chegar ao material genético para o estado do Maranhão, como opção de arroz irrigado de alta produtividade e qualidade e ciclo mais curto, atraente para os produtores.
“A presença aqui hoje de produtores, estudantes e de várias instituições parcerias, entre elas o Governo do Estado, mostra realmente a atenção para a questão do arroz. O propósito de tudo isso é contribuir para a melhoria da produtividade e da produção de arroz do estado”, disse Valdemício Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário