domingo, 15 de maio de 2016

Produtos do Agropolo da Ilha abastecem supermercados maranhenses

Frutas e hortaliças cultivadas no agropolo da Ilha são fornecidas para supermercados e feiras da região metropolitana. Foto: Divulgação
 
Com o auxílio do Governo do Estado, por meio do programa Agropolos, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), agricultores da Ilha de São Luís vem aumentando sua produção e seus produtos conquistando espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados da região metropolitana.
Exemplo dessa evolução é Abdon Menezes, agricultor da Mata, de uma das 40 Unidades de Referência de Produção (URPs) do Agropolo da Ilha, localizadas nos quatro municípios (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar). Com a assistência técnica da Sagrima e insumos, como sementes e biofertilizante, ele aumentou a quantidade e qualidade de seus produtos e, após participar de rodada de negócios do programa ‘Maranhão Mais Produtivo’, passou a ser fornecedor do supermercado Mateus, gerando empregos e melhorando sua renda.
“Hoje a minha família vive melhor, tenho ar-condicionado em casa, minha filha estuda em escola particular e consegui comprar um carro para ajudar no trabalho. Tudo com o trabalho na lavoura”, disse. Para ele, a difusão das tecnologias e das práticas realizadas nas URPs para os produtores da região pode proporcionar mudanças em grande escala na produção. “O programa agropolos veio para melhorar a vida do pequeno produtor e para alavancar a agricultura na ilha”.
Frutas e hortaliças cultivadas no agropolo da Ilha são fornecidas para supermercados e feiras da região metropolitana. Foto: Divulgação
 
Já Artenhes de Souza e seus irmãos, na Raposa, já comercializavam hortaliças para o mesmo supermercado e agora terão mais uma demanda para atender, com a negociação com a Masan, que fornece alimentação para as unidades prisionais do estado e para os IEMAs. “Estamos resolvendo a documentação para assinar o contrato com a Masan. Nossa expectativa é muito boa”, disse.
Itens como cheiro verde, alface, vinagreira, couve, acerola, carambola, pimenta, macaxeira, quiabo e maxixe produzidos nas URPs do Agropolo da Ilha abastecem supermercados como Mateus, Maciel e Universo, além das feiras da capital. A presença de frutas e hortaliças maranhenses nesses mercados oferece aos consumidores sabores e características locais e dinamiza a cadeia produtiva. É o que afima Edson Rodrigues Garcia, gerente do Mateus Supermercados.
“É muito importante que produtores regionais, à medida que vão aumentando sua produção, passem a atender mais lojas. Queremos sempre contribuir com os pequenos produtores e oferecer itens de qualidade aos maranhenses”, disse.
De acordo com secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, o grande objetivo dos agropolos é dar aos produtores os meios necessários para ter melhores resultados e valorizar seus produtos.
“Nossos produtores têm muita vontade de crescer e essa determinação, unida com a assistência técnica e de gestão, estão gerando resultados muito positivos aqui na Ilha, que é o agropolo piloto, servindo de modelo para os demais que serão implantados em diferentes regiões do estado. O Governo do Maranhão está elevando o patamar tecnológico dos pequenos produtores e inserindo-os no agronegócio, num ciclo de geração de emprego e renda”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário