segunda-feira, 2 de maio de 2016

Solenidade confere grau a 155 estudantes do Centro de Ciências Sociais

Foto Solenidade confere grau a 155 estudantes do Centro de Ciências Sociais

Formandos dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Comunicação Social, Direito, Hotelaria, Pedagogia, Serviço Social e Turismo receberam a outorga do grau

SÃO LUÍS – Uma noite singular de sexta-feira na Universidade Federal do Maranhão foi marcada por sonhos realizados e discursos memoráveis. Foi com espírito de dever cumprido que a instituição diplomou 155 profissionais do Centro de Ciências Sociais (CCSo), na Cerimônia de Colação de Grau realizada no dia 29, no Centro de Convenções da Cidade Universitária Dom Delgado.
A outorga de grau foi conferida aos formandos dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Comunicação Social, Direito, Hotelaria, Pedagogia, Serviço Social e Turismo, e reuniu num mesmo ambiente histórias de superação, sonhos alcançados, metas obtidas, expectativas de um futuro melhor, famílias exultantes e corações em júbilo ao erguer o diploma diante de amigos e familiares.
Emocionada ao ver Fernanda Pereira da Silva receber seu diploma de turismóloga, Diná do Nascimento relembra os momentos de dificuldades que a filha viveu quando era apenas uma criança e as vitórias alcançadas pela jovem. “Desde pequena que cuido da Fernanda, pois seus pais biológicos não tinham condições econômicas para mantê-la. Hoje, minha filha é concursada e com muita emoção a vejo receber seu diploma de turismóloga, o qual tanto almejou”, relatou Diná.
Comovido ao ouvir o hino de seu país, Vladimir Gomes, natural de Guiné-Bissau, único aluno estrangeiro a colar grau na noite de ontem, recordou sua trajetória na UFMA. Ele já planeja voltar ao seu país para poder aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Administração. “A minha graduação foi um caminho de descobertas, amizades e de muitos sacrifícios, e o maior deles foi estar há quatro anos e meio longe da minha família. Meus projetos, daqui para frente, são estar junto dos familiares e executar a minha profissão com êxito, contribuindo com o desenvolvimento do meu país”, disse.
Um discurso emocionante foi proferido pelo orador Victor Oliveira, do curso de Comunicação Social, representando os formandos do segundo semestre de 2015. Ele ressaltou os sonhos, as realizações, as amizades e deixou uma mensagem de cunho social e cidadão aos ouvintes, destacando as mulheres e a política de inclusão racial e socioeconômica da universidade. “De 2007 até hoje, negros e negras, indígenas, pessoas com deficiências e pobres puderam, pela primeira vez, adentrar o espaço de ensino superior. Uma irrealidade diante de tanta desigualdade que vivemos em nosso país. Olhem para dentro de si agora e acreditem: vocês venceram, é de verdade. Novos sonhos nos esperam e tenho certeza que iremos alcançá-los”, concluiu.
Para a reitora Nair Portela, a universidade vem cumprindo seu papel em formar profissionais qualificados e reconhecidos nesses 50 anos de existência. “Ao cumprirem sua metas, materializarem seu sonho, a UFMA concretiza sua missão neste ano em que completa seu jubileu de ouro. São cinquenta anos de atividade, cuja a missão é gerar, ampliar, difundir e preservar as ideias do conhecimento nos diversos campos do saber para propor soluções visando ao desenvolvimento intelectual, humano e sociocultural em vistas, principalmente, a melhoria e qualidade de vida do ser humano e bem-estar social”, declarou.
Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor, Fernando Carvalho, pró-reitores, coordenadores de curso, professores e a diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Maciel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário