No próximo dia 22, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão realiza, em São Luís, uma audiência pública sobre o ensino técnico e de graduação à distância em Enfermagem. O evento tem como objetivo aprofundar o debate sobre formação à distância em Enfermagem, identificar desafios e os riscos à saúde coletiva.
A audiência pública será promovida em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a deputada estadual Valéria Macedo. O evento acontece a partir das 14h no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque – Sítio Rangedor.
A Dra. Valdelize Elvas Pinheiro, da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Cofen, representará o conselho federal e explanará sobre o posicionamento dos conselhos frente ao ensino EaD, os riscos desse tipo de formação para a profissão e para a sociedade em geral.
Estão convidados a participar todos os profissionais de Enfermagem, estudantes, gestores para debater sobre os riscos das metodologias não-presenciais de ensino.
Histórico
Desde 2011, todos os conselhos profissionais firmaram posição contrária ao ensino a distância na formação profissional na área da saúde. A modalidade é admitida na formação continuada e pode chegar a 20% da carga horária. No entanto, defende-se que a enfermagem exige habilidades teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano em nenhum momento da formação.
O Cofen propôs o projeto de lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva, o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.
Sugestão de entrevistados:
Presidente interina do Coren-MA
Representante do Conselho Federal de Enfermagem
Deputada Valéria Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário