quarta-feira, 22 de junho de 2016

Governo do Maranhão marca presença na abertura da 16ª Agrobalsas

Vice-governador, Carlos Brandão, participou de encontro que reuniu produtores agrícolas para discutir novas oportunidades de negócios às cadeias produtivas. Foto: Divulgação
Vice-governador, Carlos Brandão, participou de encontro que reuniu produtores agrícolas para discutir novas oportunidades de negócios às cadeias produtivas. Foto: Divulgação
Representando o Governo do Maranhão, o vice-governador Carlos Brandão participou, no município de Balsas, no sul do Maranhão, da abertura oficial do 16ª edição da Agrobalsas. O evento é realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” – FAPCEN, com o objetivo principal de potencializar a produção agrícola e a consequente industrialização de produtos.
Segundo Márcio Honaiser, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca – Sagrima, pasta responsável pela realização do evento, o incentivo às cadeias produtivas prioritárias, como a do leite e derivados e a de carne e couro, buscando novas oportunidades de negócio, é um dos focos de discussão com entidades parceiras. “A exportação de boi em pé e a resolução de demandas como a facilitação das dispensas ambientais e revisão tributárias” são outros fomentadores, afirmou.
Brandão levou então aos presentes o compromisso de Flávio Dino com a valorização do setor primário e do produtor maranhense. Destacou também os avanços e o início da operação do TEGRAM – na 15ª edição ainda era um grande projeto em fase de implementação –, hoje marco logístico para o Brasil, com estimativa de movimentação de cinco milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milho, apenas em sua primeira fase.
Com a entrada da Matopiba na segunda fase dos negócios, correspondente a área formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além do nordeste do Estado do Mato Grosso, leste do Pará, oeste da Bahia e norte de Goiás, a meta é dobrar as movimentações e incluir cada vez mais o produtor agrícola maranhense nesse processo de produção de riquezas.
Brandão também dialogou sobre o asfaltamento da região, o andamento das obras do hospital regional de Balsas e a melhoria da infraestrutura para a resolução de entraves ao crescimento do agronegócio.
Superando a crise
Este ano, os produtores da região sul do Maranhão tiveram, em média, uma perda de 40% de sua produção. “Com o prolongamento das estações de seca, somadas à crise econômica que o país vive, o caminho encontrado entre os agricultores de Balsas e o governo do Estado para a realização deste evento – tão importante para o aquecimento dos investimentos neste setor – foi o repasse de meio milhão de reais aos empresários e agricultores”, explicou Brandão. “É mais um gesto que marca o compromisso de Flávio Dino com a produção desta região”, complementou.
A prefeita em exercício, Ana Lúcia Noleto Bastos, também enfatizou medidas já tomadas pela equipe de Flávio Dino para que a cidade de Balsas e demais cidades vizinhas prosperem. E elogiou o retorno de Carlos Brandão ao município.
“O senhor é muito presente e quero lhe parabenizar por sempre vir a Balsas. Isso é muito bom para os balsenses. O governo do Estado não fez tudo o que queríamos, mas fez boa parte. Agradecemos pela execução de obras como a Avenida Contorno, a Rua 20. Pela retomada do Anel da Soja, que é muito importante para o escoamento de nossa produção e que com certeza alavanca o desenvolvimento dessa região. O hospital regional está quase concluído. Assim, poderemos continuar atendendo aos quinze municípios vizinhos com mais qualidade. Avançamos juntos, e avançaremos ainda mais”, comemorou a prefeita.
O presidente da FAPCEN, José Antônio Gorgen, analisou a importância de se construir parcerias entre instituições públicas e privadas, e apontou a construção de um novo aeroporto para a cidade como relevante projeto que deve ser concretizado por empresários, prefeitura e governo estadual.
“Atualmente, 22 municípios desta região convergem na utilização de transporte aéreo com fins comerciais. Para atrair os investidores para cá é preciso construir um aeroporto. Vamos trabalhar para que este seja um desafio nosso e um marco até o ano que vem. Os empresários estão dispostos a colaborar no que for preciso, inclusive compartilhamos deste interesse com várias prefeituras”.
Brandão comprometeu-se em estudar a viabilidade da construção do aeroporto e levará a proposta ao governador Flávio Dino. Marcaram também presença na abertura da Agrobalsas: Isaias Sodattelli, presidente da Aprosoja; Zaldir Zaltron, presidente da Sindbalsas; Ingo Kobarg Júnior, superintendente do Banco do Brasil e José Carlos Rodrigues Filho, representando a Sagrima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário