O evento será realizado até a próxima quinta-feira (15), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire
SÃO LUÍS – Teve início na manhã desta segunda-feira (13), o I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado. O Fórum é uma realização da Universidade Federal do Maranhão - em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), a Secretaria Municipal de Educação (Semed/São Luís) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/MA) – que tem como objetivo refletir acerca dos projetos políticos-pedagógicos em vigência nos cursos de licenciaturas, bem como a atuação dos professores na Educação Básica.
De acordo com a pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra, o evento discutirá os caminhos do ensino superior no Estado. “Vamos discutir, neste primeiro Fórum, a questão da implementação das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores nas Instituições de Ensino Superior Públicas, em diálogo com a educação básica. É um momento para redefinirmos e valorizarmos nossos cursos de licenciatura, e implementarmos as novas diretrizes até julho de 2017”, explicou.
A Resolução Nº 02, de 1º de Julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de professores. O documento enfatiza que a valorização de professores advém da formação inicial e formação continuada, carreira, salários e condição de trabalho. Para a reitora Nair Portela, trabalhar com diretrizes é fundamental para garantir educação de qualidade.
“A Universidade tem se preocupado com formação dos professores. São ações nacionais que exigem envolvimento muito forte da instituição. Trabalhar com as diretrizes que reordenam nossa formação como professores é um processo fundamental para melhorar a educação. Precisamos lutar para que nossos alunos tenham condições dignas de aprendizado, desde a infraestrutura ao ensino”, afirmou a reitora.
Segundo a secretária adjunta de Ensino do Estado, Nádia Dutra, a aproximação das IES e a Seduc é de grande importância tanto para a formação de professores quanto para articulação de políticas públicas para a educação básica. “Com essas discussões teremos um direcionamento melhor para estabelecer ações como, por exemplo, a formação de professores e uma melhor articulação teórico-prática entre a universidade e as nossas escolas, que garantirá ganho sem medida para fomentar, no nosso estado, a discussão da formação adequada”, disse.
A cerimônia de abertura do Fórum contou com a presença do relator da Comissão Bicameral de Formação de Professores do Conselho Nacional de Educação, professor Luiz Fernandes Dourado, que abordou sobre “A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores: Desafios e perspectivas”.
“Nós avançamos nas políticas quando as políticas de estado são referências para as políticas governamentais, e não o contrário como historicamente tem acontecido no país, por isso que nossas políticas educacionais tem como marca a descontinuidade. O Plano Nacional de Educação deve ser o epicentro das políticas educacionais”, destacou Luiz Fernandes Dourado.
Também participaram da cerimônia de abertura do I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas, a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Nunes, representando o reitor do Instituto, Francisco Brandão; a pró-reitora de Graduação da UEMA, Andréa de Araújo, representando o reitor Gustavo Pereira da Costa; e o secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa.
Veja a programação completa do I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas


Nenhum comentário:
Postar um comentário