quarta-feira, 22 de junho de 2016

Notícias da Câmara municipal de São LUís

 
Astro de Ogum recebe professores e 
busca diálogo tentando o fim da greve

O presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum (PR), recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), uma comissão liderada pela presidente do Sindicato dos Professores do Município de São Luis, Elizabeth  Castelo Branco e pelo presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais (Sinfusp), Francisco do Vale, com quem discutiu uma saída para o fim da greve dos educadores, que dura  desde o ia 26de maio, por não aceitarem a contraproposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura.
Já as demais categorias não estão em greve, e sim reagindo ao percentual de apenas 2% estabelecido pelo Município, cuja mensagem foi enviada ao Legislativo Municipal. Astro de Ogum conversou demoradamente com os professores e com os demais servidores, garantindo que a matéria não entrará em pauta a até a próxima quarta-feira  (22), quando os professores estarão reunidos com representantes do Ministério Público.
Outras categorias do funcionalismo municipal estão em estado de greve e garantem que o movimento paredista deverá ser iniciado na próxima quinta-feira (23), caso não haja uma solução para o impasse.
O secretário de Assuntos Políticos do Município, ex-deputado Hélio Soares, foi chamado pelo presidente Astro de Ogum, dialogou com as categorias e disse que ele e o presidente da Câmara vão intermediar um encontro entre representantes dos servidores e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
“2% de aumento soa como um deboche, já que, com esse percentual, o auxiliar administrativo  da Prefeitura não chegará a receber sequer o salário mínimo no próximo ano”, afirmou Francisco do Vale.
Já os professores exigem reajuste de 11.36%, percentual estabelecido pelo Ministério da Educação, enquanto a Prefeitura oferece uma contrapartida de apenas 8.50%, dividido em duas parcelas e sem  o retroativo.
PAIS CRITICAM GREVISTAS
 Enquanto os professores ocupavam a porta e o pátio da Câmara Municipal, nas galerias da Câmara, pais de estudantes se concentraram para criticar os professores, em função da  greve, que eles consideram que prejudica mais é os estudantes.
O líder comunitário Daniel Vaz Abreu se mostrava bastante revoltado. Falando em nome  dos pais e responsáveis de estudantes, ele disse que está faltando sensibilidade  para os grevistas, que não estão se importando com a classe estudantil.
 
Informações sobre obras para barragem
do Bacanga são solicitadas por vereador
 
Fazendo uma abordagem sobre as obras emergenciais que foram realizadas pelo Governo do Estado na Barragem do Bacanga com agilidade, evitando graves consequências de caráter social, conforme frisa, o vereador José Joaquim Guimarães (PSDB) está solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura informações sobre o andamento de estudos e projetos atuais para a respeito das obras na estrutura da barragem.
Na sua indicação a administração estadual, o vereador também inclui pedidos acerca do sistema de comportas da barragem. “Na expectativa de que logo estejam concluídos os projetos necessários sejam tomadas as providências legais para execução de todas as obras que se fizerem imprescindíveis para a sua estabilidade e perfeito funcionamento do sistema de comportas”, disse o tucano.
José Joaquim alerta que atualmente as obras emergenciais executadas já estão causando a morte de peixes, por falta da regularidade do funcionamento das comportas dentro das técnicas exigidas. O parlamentar pede ainda para anexar cópias de várias indicações dirigidas ao longo dos anos sobre os fatos relacionado com os problemas na Barragem do Bacanga.
 
Josué Pinheiro pede Centro Reabilitação
e assistência especial para soropositivos
 
A instalação de um Centro de Referência para Reabilitação Motora e uma ala específica no Hospital Getúlio Vargas para assistência médica especializada às crianças e adolescentes soropositivas estão sendo solicitadas pelo vereador Josué Pinheiro (PSDB) ao governador Flávio Dino (PCdoB). Os dois pedidos foram feitos por meio de indicações aprovadas pela Câmara Municipal de São Luís.
Para ele, o Centro de Reabilitação Motora tem o objetivo prestar assistência aos inúmeros casos de pacientes que após intervenções cirúrgicas ou ambulatoriais na rede de saúde, que ficam acometidos de deficiências leves ou graves, tendo necessidade de acompanhamento para reabilitação.
Na sua argumentação, ele acentua que “a assistência através de setores emergenciais do sistema de saúde que possuem portas abertas recebem pacientes de todo Estado, entretanto, a disponibilidade de leitos não é suficiente e a estrutura existente deixa a desejar, considerando que os tratamentos para a reabilitação motora apresentam indicações de equipamentos e atendimentos especializados, que requerem cuidados especiais geralmente de longa duração”.   
 
REFERÊNCIA E ESTRUTURA - Após destacar que o Hospital Getúlio Vargas é referência no tratamento com pessoas soropositivas, possuindo estrutura e equipes médicas com experiência para atendimento de pacientes infectados com vírus HIV/AIDS, o vereador tucano entende que sua ação pode se expandir para a área pediátrica.
“As crianças que adquirem o vírus após o parto, necessitam de um médico infectologista pediátrico para acompanhamento a partir da idade determinada pelos protocolos de saúde, assim como adolescentes, que estão expostos a contaminação pelo vírus, devido a entrarem em atividade sexual mais cedo sem a devida proteção”, justifica.
Para finalizar, Josué Pinheiro afirma está acrescentando suas proposições “com a expectativa de que sejam viabilizadas dentro da sensibilidade e compromisso da administração estadual para com os problemas de saúde, proporcionando recuperação e melhoria da qualidade de vida da nossa população, visando atender de forma mais ampla e específica essas propostas para prestar assistência à saúde desses segmentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário